Santa Casa BH se destaca como segundo maior centro de transplantes cardíacos do Brasil em 2023

Aumento significativo desde 2019

Por Plox

15/04/2024 09h43 - Atualizado há 22 dias

A Santa Casa de Belo Horizonte registrou um significativo aumento no número de transplantes cardíacos realizados desde o início do programa em 2019. Neste ano, o hospital alcançou a marca de 31 cirurgias, indicando um crescimento de 121,4% em relação ao ano de início. Segundo o médico coordenador do programa de transplante cardíaco da Santa Casa BH, Dr. Silvio Amadeu de Andrade, este aumento é uma grande conquista para o hospital. “Mais do que números, isso significa que ajudamos a devolver a esperança e a salvar a vida de pacientes com doenças cardíacas graves”, afirmou o médico.

Foto: Santa Casa BH / Divulgação

liderança no setor de transplantes

A Santa Casa BH se destacou como o segundo maior centro de transplantes cardíacos do Brasil em 2023, conforme levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O hospital realizou uma média de 2,5 transplantes de coração por mês, um número recorde desde que a operação começou a ser oferecida na unidade. O programa foi desenvolvido para ser um serviço de excelência e referência, tanto em quantidade quanto em qualidade. “Nosso corpo clínico e assistencial atua de ponta a ponta, desde a abordagem de familiares de potenciais doadores internados, passando pela realização dos transplantes e indo até o acompanhamento dos pacientes por toda sua vida”, explicou Dr. Andrade.

 

diversidade nos procedimentos realizados

Além dos transplantes de coração, a Santa Casa BH realizou outros 355 transplantes em 2023, envolvendo órgãos sólidos como rins, fígado e córnea, além de tecidos, células e medula óssea. Este número reforça a capacidade do hospital de atender a uma ampla gama de necessidades de transplante, consolidando sua posição como um dos principais hospitais de transplantes no país.

Destaques