Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputado Glauber Braga chega a 139 horas em greve de fome e preocupa equipe médica

Parlamentar permanece no plenário 5 da Câmara após votação pela cassação de seu mandato e já apresenta sinais de fraqueza

15/04/2025 às 11:32 por Redação Plox

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) atingiu, nesta segunda-feira (14), a marca de 139 horas em greve de fome, completando quase seis dias sem se alimentar. O ato de protesto, iniciado na quarta-feira (9), logo após a votação do Conselho de Ética da Câmara que aprovou a cassação de seu mandato, tem causado crescente preocupação à equipe médica que acompanha sua condição.


Imagem Foto: PSOL na Câmara/Divulg

Desde o início da manifestação, Glauber mantém-se acampado no plenário 5 da Câmara dos Deputados, mesmo local onde foi decidido o parecer contra ele. Com o avanço do jejum, sinais de fraqueza começaram a ser identificados, levando os profissionais de saúde a limitarem o número de visitas ao parlamentar. "A preocupação com as condições de saúde do parlamentar aumenta a cada hora", alertou uma nota divulgada pela equipe do deputado.


Ao longo dos últimos dias, várias figuras do governo federal se deslocaram até o plenário para prestar apoio a Glauber. Entre elas estão os ministros Gleisi Hoffmann, Sidônio Palmeira, Cida Gonçalves, Macaé Evaristo, Rui Costa e Márcio Macêdo. Nesta segunda-feira, o defensor público-geral federal Leonardo Magalhães também visitou o deputado, a quem o presidente Lula indicou para o cargo de defensor público-geral.


Apesar da mobilização, a orientação da equipe médica é de evitar situações que possam comprometer ainda mais a saúde de Glauber. Em um gesto de solidariedade, apoiadores chegaram a organizar uma roda de samba na entrada do Anexo II da Câmara, próxima ao plenário 5, mas o deputado foi impedido de participar. $&&$"Por orientações médicas, Glauber não irá ao local, mas pode ouvir de dentro do plenário o som que está sendo feito em solidariedade ao seu mandato"$, informou sua assessoria.

Nos bastidores, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT, tenta intermediar um acordo que possa levar ao fim da greve. Há receio de que Glauber fique isolado nos próximos dias, já que a Câmara não realizará sessões presenciais até pelo menos o dia 22 de abril.


Aliados do deputado enxergam na decisão do Conselho de Ética uma retaliação política orquestrada por Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, com quem Glauber teve embates públicos e reiteradas divergências. O parlamentar acusa Lira de comandar o orçamento secreto para favorecer aliados.


A bancada do PSOL defende que a punição aplicada ao parlamentar é desproporcional, especialmente diante de outros casos em tramitação, como o de Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco. Glauber responde a um processo por agressão a um militante do MBL em 2023, o que, segundo seus apoiadores, não justificaria uma cassação, sendo um caso sem precedentes na história da Casa Legislativa.


Compartilhar a notícia

para você
tattpo
LAZER

Mitos e verdades sobre tatuagem

As tatuagens ainda trazem algumas concepções populares erradas, veja

Acidente BR-381
POLíCIA

Van capota e cinco pessoas ficam feridas na BR-381

Segundo os bombeiros, 12 pessoas estavam na van no momento do acidente

ECONOMIA

Governo federal bate recorde de arrecadação e alcança R$ 2,7 trilhões em 2024

Crescimento econômico e novas tributações impulsionam arrecadação histórica, afirma Receita Federal.

DIVULGAÇÃO/MPMG
EMPREGO

Oportunidades em meio à crise: concursos públicos abrem mais de 2.000 vagas com salários atrativos

Concursos públicos, embora exijam preparo e estudo, oferecem oportunidades atraentes de emprego com salários vantajosos para os brasileiros.