Professores da rede municipal de BH paralisam nesta quinta (17) e aulas são suspensas

Sind-REDE/BH anuncia mobilização por falta de profissionais, sobrecarga e precarização; Prefeitura diz manter diálogo e avaliar demandas

15/04/2026 às 07:19 por Redação Plox

Professores da rede municipal de Belo Horizonte vão realizar uma paralisação geral nesta quinta-feira (17), com suspensão das aulas nas escolas públicas da capital. A mobilização foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) como forma de protesto.

Segundo o sindicato, o movimento ocorre em meio à insatisfação com problemas na rede pública de ensino, como falta de profissionais, sobrecarga de trabalho e precarização das condições das escolas, além do que a entidade aponta como avanço da privatização. O Sind-REDE/BH também cobra respostas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).


Professores da rede municipal de BH anunciam paralisação para a próxima quinta-feira

Professores da rede municipal de BH anunciam paralisação para a próxima quinta-feira

Foto: Divulgação


Reivindicações incluem concursos e melhores condições

Entre as principais melhorias defendidas pela categoria estão a contratação de profissionais concursados, a valorização da carreira, melhores condições de trabalho e infraestrutura adequada nas escolas. Trabalhadores terceirizados que atuam nas redes escolares também apontam incertezas sobre os contratos assinados.

Prefeitura diz manter diálogo e promete medidas

Em nota, a Prefeitura informou que mantém diálogo com diferentes categorias de servidores desde o início do ano e que as demandas apresentadas estão sendo avaliadas. O Executivo municipal afirmou ainda que respeita o direito à livre manifestação e destacou que a Secretaria Municipal de Educação deve adotar medidas para reduzir os impactos da paralisação nas escolas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a