Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputados articulam CPI para investigar colapso na saúde pública em MG

Lucas Lasmar denuncia sucateamento na Fhemig e já reúne assinaturas para abrir comissão na Assembleia

15/05/2025 às 12:04 por Redação Plox

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de sucateamento nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), que, até a manhã desta quarta-feira (14), já havia conseguido 12 assinaturas em apoio ao pedido.


Imagem Foto: ALMG

Para que a CPI seja efetivamente instaurada, é necessário o apoio de pelo menos 26 deputados — o equivalente a um terço dos 77 parlamentares da Casa. Além disso, cabe ao presidente da ALMG verificar se o pedido atende aos critérios de fato determinado e relevância pública, conforme exigido pelo regimento interno.


De acordo com Lasmar, as denúncias foram fundamentadas por meio de visitas técnicas e audiências públicas promovidas pela Assembleia. Entre os problemas encontrados estão leitos de CTI e enfermarias prontos para uso, mas sem equipe médica suficiente. “A Fhemig não está convocando os concursados e apenas toma decisões de forma tardia”, criticou o deputado.


O parlamentar também apontou falhas na resposta ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), lembrando que o decreto de emergência em saúde pública foi publicado no dia 2 de maio, mas a abertura de novos leitos só foi anunciada no dia 9, mesmo com o agravamento da situação desde semanas antes.


A proposta de investigação inclui ainda outras frentes, como o descumprimento de protocolos de controle de infecção no Hospital João XXIII, relatos de pacientes acomodados em corredores e suspeitas de irregularidades em contratos de serviços terceirizados. Lasmar menciona a existência de documentos que comprovariam a “má fé” do governo estadual diante da crise sanitária.


A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a própria Fhemig para comentar as acusações e a possibilidade de abertura da CPI, mas ainda não houve retorno.


Até o momento, os deputados que assinaram o pedido de instalação da CPI são:


- Lucas Lasmar (Rede)


- Andréia de Jesus (PT)


- Beatriz Cerqueira (PT)


- Celinho Sintrocel (PCdoB)


- Jean Freire (PT)


- Hely Tarqüínio (PV)


- Leleco Pimentel (PT)


- Marquinhos Lemos (PT)


- Professor Cleiton (PV)


- Ricardo Campos (PT)


- Leninha (PT)


- Betão (PT)


A mobilização na Assembleia acontece em meio a críticas crescentes à condução da saúde pública em Minas Gerais e à atuação do governo Romeu Zema (Novo). Caso a CPI seja instalada, poderá representar um passo importante para investigar e enfrentar os problemas estruturais no sistema hospitalar estadual.


Compartilhar a notícia

para você
Corpo de menina de 10 anos é encontrado em matagal com sinais de violência
POLíCIA

Corpo de menina de 10 anos é encontrado em matagal com sinais de violência

Yara Karolaine estava desaparecida desde terça-feira (4) e foi achada enrolada em saco plástico próximo a uma ponte em distrito de São Pedro do Suaçuí

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

Livro sobre a história e identidade de Antônio Dias será lançado no Salão do Livro
EDUCAçãO

Livro sobre a história e identidade de Antônio Dias será lançado no Salão do Livro

Obra reúne imagens, memórias e relatos de moradores da cidade considerada a mãe do Vale do Aço

Vítimas de acidente entre motos são sepultadas nesta segunda no Vale do Aço
GERAL

Vítimas de acidente entre motos são sepultadas nesta segunda no Vale do Aço

Romário Victor foi enterrado nesta manhã no cemitério municipal de Santana do Paraíso; Leandro Marques foi sepultado às 17h em Ipatinga