Júri por morte de ciclista na BR-381 lota Câmara de Ipatinga nesta sexta (15)

Familiares e apoiadores da vítima e do acusado acompanham o julgamento, que começou pela manhã e segue com oitivas de testemunhas da perícia.

15/05/2026 às 10:16 por Redação Plox

Dezenas de pessoas acompanharam, desde o começo da manhã desta sexta-feira (15), a sessão do Tribunal do Júri que analisa a responsabilidade de Marcus Vinícius Matias Gonçalves pela morte do ciclista Vinícius Carlos Vieira, de 19 anos. O julgamento ocorre na Câmara Municipal de Ipatinga e, no início dos trabalhos, o plenário ficou cheio com a presença de familiares, amigos e apoiadores tanto da vítima quanto do acusado.

O julgamento teve início na manhã desta sexta e a previsão é que o veredito seja anunciado até o final do dia.

O julgamento teve início na manhã desta sexta e a previsão é que o veredito seja anunciado até o final do dia.

Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.

Plenário lotado e manifestações de apoio

Dentro do espaço onde ocorre a sessão, o público se dividiu em demonstrações visíveis de posicionamento. Parentes e amigos do jovem morto vestiam camisas com a mensagem “Justiça por Vinícius”. Já pessoas ligadas à defesa do réu usavam camisetas com os dizeres “Marcus não é assassino”.

A movimentação não se limitou ao interior da Câmara. Do lado de fora, outras pessoas também se reuniram para acompanhar o andamento do júri ao longo do dia.


Vídeo: Stella Dutra / Plox Brasil.

A população compareceu para acompanhar o julgamento.

Atropelamento na BR-381 provocou comoção

O caso é marcado por forte repercussão desde dezembro de 2022, quando ocorreu o atropelamento na BR-381, em um trecho conhecido como Morro da Usipa. Vinícius Carlos Vieira tinha 19 anos e morreu depois de ser atingido por uma SUV enquanto trafegava de bicicleta pela rodovia.

Perícia é foco desta etapa do julgamento

Nesta fase da sessão, o júri ouve testemunhas ligadas à perícia do acidente, incluindo profissionais responsáveis por laudos e avaliações técnicas que constam no processo. A previsão é de que a análise se estenda durante o dia, com a realização dos debates entre acusação e defesa antes da decisão do Conselho de Sentença.

Acusações atribuídas ao réu

Marcus Vinícius Matias Gonçalves responde por homicídio qualificado com dolo eventual, além de omissão de socorro e fuga do local do acidente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a