Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Justiça nega mandado de segurança apresentado por Gabriel Monteiro

Juiz Nilson Luis Lacerda também julgou extinto o processo do vereador

15/07/2022 às 12:21 por Redação Plox

O Juízo da 14ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro indeferiu, nesta quinta-feira (14), o mandado de segurança interposto pelo vereador Gabriel Monteiro contra procedimento ético-disciplinar instaurado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que poderá resultar na cassação do seu mandato político.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

A decisão é do juiz Nilson Luis Lacerda, que também julgou extinto o processo. Ele considerou que a Representação nº 01/2022 do Legislativo municipal inaugurou o processo político que julgará o eventual cometimento de infração pelo parlamentar e, ao mesmo tempo, delimitará a abrangência dos fatos que serão objeto de julgamento.

O vereador é acusado de quebra de decoro parlamentar por participar de edição e direcionamento de vídeos expondo crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Gabriel Monteiro também foi acusado por ex-funcionários de estupro e assédio sexual.

“A atuação feita pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar não importará em qualquer julgamento de mérito, consistindo em atividade instrutória que é autorizada pela ordem jurídica vigente e reafirma o princípio republicano e a moralidade administrativa previstos na Constituição, cujo texto exige um mínimo comportamento ético para o exercício de qualquer mandato legislativo”, escreveu o magistrado na decisão.

O indeferimento de realização de prova pericial dos vídeos divulgados pela imprensa e a limitação do número de testemunhas de defesa para cinco pessoas, outros argumentos apresentados pela defesa do vereador para alegar nulidade, também foram rejeitados pelo juiz.

Na sentença, o juiz Nilson Lacerda escreveu ainda que "o processo administrativo disciplinar tem como princípios a busca da verdade real e a razoável duração do processo, facultando à autoridade investigadora indeferir, fundamentadamente, diligências inúteis e protelatórias que sejam irrelevantes para o deslinde da causa, especialmente nos casos em que não há indícios que maculem a autenticidade das gravações”.

Compartilhar a notícia

Veja também
REPRODUÇÃO/TV BRASIL
POLíTICA

Lula pede aos EUA para parar de "incentivar" guerra na Ucrânia durante visita à China

Ele afirmou que o Brasil e a China estão dispostos a trabalhar juntos para encontrar uma solução para a crise na Ucrânia e buscar aliados adicionais.

bolsonaro
POLíTICA

Bolsonaro faz apelo para população economizar energia

País precisará de produção adicional de energia nos próximos meses

Lula anuncia plano para negociar acordo Mercosul-Japão no segundo semestre
POLíTICA

Lula anuncia plano para negociar acordo Mercosul-Japão no segundo semestre

Presidente brasileiro quer aproveitar presidência do bloco sul-americano para iniciar tratativas com o Japão; dez acordos bilaterais já foram assinados

Deputado Otoni de Paula pede impeachment de Lula e dispara: 'O povo não aguenta mais'
POLíTICA

Deputado Otoni de Paula pede impeachment de Lula e dispara: 'O povo não aguenta mais'

Parlamentar do MDB-RJ afirma que governo petista enfrenta crise e prevê dificuldades para o presidente