Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Matrículas caem nas faculdades privadas em 2025 com forte queda na EAD

Relatório da ABMES revela retração no ensino a distância, enquanto modelo presencial mostra sinais de recuperação no primeiro semestre

15/08/2025 às 19:16 por Redação Plox

Um relatório divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Hoper Educação, revelou uma queda nas matrículas do ensino superior privado em 2025, com destaque para o desempenho negativo da modalidade de ensino a distância (EAD) online.


Imagem Foto: Agência Brasil

Nos seis primeiros meses do ano, o ingresso de novos alunos caiu em três desses períodos, quando comparado ao mesmo intervalo de 2024. A modalidade EAD online foi a mais impactada, apresentando retração em cinco dos seis meses analisados. Apenas em maio houve alta, com crescimento de 16%.


O estudo segmenta o setor em três categorias: ensino presencial, EAD semipresencial e EAD online, com base no nível de presencialidade. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo modelo online, o ensino presencial demonstrou alguma resistência, com queda nos meses de janeiro (-5%), fevereiro (-3%), abril (-2%) e junho (-1%), mas registrando leve recuperação em maio (+4%). Esse comportamento aponta para uma possível retomada do interesse por essa modalidade tradicional.


Segundo os especialistas, o formato presencial mantém sua relevância por ainda ser associado à qualidade acadêmica e à experiência universitária no campus. Já o EAD semipresencial manteve-se estável, com tendência de crescimento leve.


O levantamento foi realizado com base em informações de 311 instituições privadas, responsáveis por 46% dos ingressantes e 36% do total de matrículas no Brasil. A pesquisa tem abrangência nacional, margem de erro de 5% e 95% de grau de confiança, refletindo diversas realidades regionais.


Outro ponto de destaque do relatório foi o impacto das mudanças regulatórias no curso de Enfermagem. Desde maio de 2025, está em vigor uma norma que proíbe a oferta da graduação na modalidade EAD, restringindo-a exclusivamente ao formato presencial. A medida rompe com a tendência observada entre 2017 e 2023, período em que a participação da EAD saltou de 10,1% para 61,2% entre os ingressantes da área.


Com a nova regra, o fim da oferta em 768 municípios e fatores como mensalidades mais elevadas e menor flexibilidade devem afastar parte significativa dos alunos, especialmente nas regiões Norte e Sul, onde 22,8% e 15,3% dos municípios, respectivamente, dependiam exclusivamente da EAD para ofertar o curso.


A estimativa é de que dezenas de milhares de estudantes deixem de ingressar na Enfermagem nos próximos anos, o que pode comprometer a formação de profissionais essenciais para o sistema de saúde. Em 2023, quase 193 mil alunos estavam matriculados na modalidade EAD deste curso.


“As consequências serão profundas e imediatas. O Brasil não pode abrir mão da interiorização do ensino superior, especialmente em áreas estratégicas como a saúde”, alertou o diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz.


Compartilhar a notícia

para você
blob.html
GERAL

Vídeo: lutador morre após receber golpe no peito

Ele foi socorrido com vida, porém, sofreu um infarto e morreu

Homem flagra namorada com outro em casa, mata ela e se entrega à PM em Itanhomi
POLíCIA

Homem flagra namorada com outro em casa, mata ela e se entrega à PM em Itanhomi

Suspeito foi preso. Ele afirmou que a mulher pegou uma faca para se defender e, em seguida, ele atirou nela

Parque Ipanema
LAZER

Ipatinga se destaca como destino turístico ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro em 2023

Mapa do Turismo Brasileiro tem, neste ano, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas em todo o país que têm vocação ou são impactados pelo setor de viagens

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m
ESPORTES

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m

Lenda do skate atinge 94 km/h ao descer fachada de prédio público em Porto Alegre e faz história no esporte