Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Novo teste de HPV no SUS promete revolucionar prevenção do câncer do colo do útero

Exame de DNA detecta 14 tipos do vírus e deve substituir o papanicolau com maior eficácia e menos intervenções

15/08/2025 às 21:53 por Redação Plox

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar nesta sexta-feira (15) um novo teste de biologia molecular, chamado DNA-HPV, para o rastreamento do câncer de colo do útero. A tecnologia, que detecta 14 genótipos do papilomavírus humano, promete substituir gradualmente o tradicional exame papanicolau.


Imagem Foto: Isabella Mayer/SECOM

Segundo o Ministério da Saúde, o exame identifica a presença do HPV mesmo antes do surgimento de lesões ou sintomas, aumentando significativamente a precisão diagnóstica. A principal vantagem é a possibilidade de ampliar os intervalos entre coletas para até cinco anos em casos de resultado negativo, reduzindo custos e procedimentos desnecessários.


O novo teste é uma alternativa mais sensível, especialmente útil para alcançar populações em áreas de difícil acesso ou com pouca estrutura de saúde. A coleta do exame continua sendo feita por via ginecológica, com amostra da secreção do colo do útero, mas agora o material é armazenado em um tubo com líquido conservante e enviado ao laboratório para análise de DNA do vírus.


Desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (Fiocruz), o teste foi incorporado à rede pública após aprovação da Conitec em 2024, e está sendo inicialmente implementado em 12 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A escolha dessas localidades se deu pela presença de serviços de referência para exames complementares como colposcopia e biópsia.


A aplicação começa por um município em cada estado, com expansão gradual até atingir cobertura nacional até o fim de 2026. A meta é atender, anualmente, 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos.


O HPV é apontado como a principal causa do câncer de colo do útero, terceiro tipo mais frequente entre mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos por ano. O país registra 20 mortes por dia em decorrência da doença, sendo o tipo de câncer que mais mata mulheres na região Nordeste. A Organização Mundial da Saúde classifica o teste de HPV como padrão ouro para detecção precoce e considera a nova medida um passo essencial para eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública até 2030.


Compartilhar a notícia

para você
Reprodução TV Globo
FAMOSOS

Globo cancela 'No Limite' para 2024

Reality de sobrevivência não consegue manter audiência e anunciantes

leo
FAMOSOS

O hit que marcou a carreira de Léo Santana: conheça a história de "Zona de Perigo"

Com sua voz marcante e batidas contagiantes, Léo Santana é um dos maiores nomes do pagode baiano e sertanejo do país

Dieta do ovo vira febre para emagrecer em 20 dias
LAZER

Dieta do ovo vira febre para emagrecer em 20 dias

Plano alimentar com foco em proteínas e baixo consumo de carboidratos conquista adeptos em busca de resultados rápidos

POLíTICA

Janja controla equipe informal no governo e reforça tese da GloboNews

Servidores federais ligados à Secom estariam diretamente subordinados à primeira-dama, segundo denúncias e reportagem.