Educação

Iniciativa do governo mineiro vai premiar profissionais da educação por metas e desempenho

Programa ‘Educação que Prospera’ reconhece servidores da rede estadual com base nos resultados do Saeb, Ideb e metas do Fundeb

15/09/2025 às 19:15 por Redação Plox

O Governo de Minas anunciou, nesta segunda-feira (15), o lançamento do programa ‘Educação que Prospera’, que visa valorizar os profissionais da educação da rede estadual com base no desempenho dos estudantes em avaliações nacionais e no cumprimento de metas educacionais.


Imagem Foto: Gil Leonardi / Imprensa MGGil Leonardi / Imprensa MG

O evento de lançamento ocorreu na Cidade Administrativa e contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. Também participaram diretores, vice-diretores, professores de Língua Portuguesa e Matemática, além de gestores da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e superintendentes regionais.


Durante a solenidade, Zema destacou o avanço da educação em Minas: "Estamos cada vez mais distantes das dificuldades que já enfrentamos. Agradeço o envolvimento da educação em programas como o Mãos à Obra e o Mãos Dadas, que têm impulsionado nosso progresso".


Mateus Simões reforçou a importância do trabalho dos educadores: "Esse prêmio valoriza o esforço de quem está na linha de frente, ajudando crianças e jovens a acreditarem no poder transformador da educação".


O programa irá contemplar servidores das escolas, das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e da sede da SEE/MG. A bonificação será calculada com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e das metas do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR), componente do Fundeb.


A premiação será coletiva, abrangendo professores, gestores, equipes escolares e servidores administrativos, e dependerá do alcance das metas definidas. Os resultados oficiais do Saeb e do Ideb, referentes a 2025, serão divulgados em 2026 pelo Inep.


Segundo o governo, os recursos virão da complementação do VAAR, repassada pela União ao Estado. Não haverá uso de verbas do Tesouro Estadual. A bonificação será considerada pagamento eventual, sem vínculo com salários, aposentadorias ou pensões, e não se incorporará à remuneração dos servidores.


Rossieli Soares explicou que os pagamentos estão previstos para 2027: “A avaliação do Saeb ocorrerá no próximo mês, e os resultados devem ser divulgados no ano que vem. A partir disso, se Minas alcançar as metas, o recurso será distribuído entre os profissionais das escolas".


O programa “Educação que Prospera” tem como objetivo reconhecer e incentivar o compromisso dos profissionais da rede estadual com a melhoria do ensino e o desempenho dos alunos em Minas Gerais.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a