Moraes dá início ao processo para extradição de Alexandre Ramagem dos EUA ao Brasil
Ministro do STF aciona Ministério da Justiça para formalizar pedido de extradição do deputado, condenado a mais de 16 anos de prisão e foragido há cerca de um mês
O número de municípios de Minas Gerais em situação de emergência por causa das chuvas voltou a crescer e agora chega a 56, segundo boletim da Defesa Civil estadual divulgado nesta segunda-feira (15). Até o último sábado, eram 55 cidades nessa condição, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando 23 municípios enfrentavam o mesmo cenário.
No levantamento mais recente, cerca de dois mil moradores seguem desalojados no estado — pessoas que tiveram de deixar suas casas temporariamente e buscar abrigo com parentes ou amigos. Esse número permanece estável desde 30 de novembro.
No período chuvoso em curso, que abrange os anos de 2025 e 2026, não há registro de mortes relacionadas às chuvas no estado. Em contraste, até 15 de dezembro do ano passado, já havia sido confirmada uma vítima fatal
Foto: Redes Sociais
O total de desabrigados, que dependem de acolhimento em estruturas públicas, é de 272 pessoas desde a última sexta-feira (12/12). No mesmo intervalo de 2024, Minas Gerais registrava 323 desalojados e 145 desabrigados, o que evidencia um cenário diferente do atual período chuvoso.
No período chuvoso em curso, que abrange os anos de 2025 e 2026, não há registro de mortes relacionadas às chuvas no estado. Em contraste, até 15 de dezembro do ano passado, já havia sido confirmada uma vítima fatal.
A Defesa Civil estadual também relatou a distribuição de itens de assistência às famílias afetadas. Até o momento, foram entregues 155 kits dormitório, 205 kits de higiene, 205 kits de limpeza, além de 171 colchões, sete lonas, 375 cestas básicas e duas mil telhas.
Estão em situação de emergência os municípios de: Almenara; Alvinópolis; Araçuaí; Araguari; Belmiro Braga; Bom Despacho; Bonito de Minas; Camanducaia; Campo Belo; Cana Verde; Canápolis; Capitão Enéas; Carlos Chagas; Cássia; Cedro do Abaeté; Comendador Gomes; Conceição da Barra de Minas; Delfinópolis; Divisópolis; Fama; Frutal; Guapé; Ibiracatu; Iguatama; Ilicínea; Itaúna; Itumirim; Joaíma; João Pinheiro; Laranjal; Lavras; Leopoldina; Luz; Machacalis; Manga; Manhuaçu; Montes Claros; Novo Cruzeiro; Ouro Branco; Ouro Verde de Minas; Padre Carvalho; Padre Paraíso; Pará de Minas; Pavão; Pedra Azul; Pequeri; Prata; Rio Doce; Sacramento; São Francisco de Sales; São Sebastião de Bela Vista; Senador Amaral; Senador Firmino; Ubá; Unaí e Varginha.