Emprego

Concurso da Saúde de Contagem é suspenso após falhas na aplicação das provas

Provas da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem são canceladas nos dois turnos após problemas operacionais; candidatos protestam, prefeitura apura responsabilidades e banca promete nova data

15/12/2025 às 06:26 por Redação Plox

O concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, na Grande BH, foi suspenso neste domingo (14) após problemas com a aplicação das provas, previstas para os períodos da manhã e da tarde. Muitos candidatos já aguardavam nos locais de exame quando foram informados da decisão, o que gerou revolta e manifestações.

De acordo com o Instituto Access, banca responsável pela seleção, a suspensão foi uma medida preventiva motivada por “intercorrências operacionais em unidades previstas para a realização do certame, com o objetivo de resguardar a isonomia, a segurança e a lisura do processo”.

A organizadora informou ainda que as novas datas das provas e orientações aos inscritos serão divulgadas posteriormente, pelos canais oficiais.


Concurso da Prefeitura de Contagem é suspenso após problema com provas e causa revolta entre candidatos

Concurso da Prefeitura de Contagem é suspenso após problema com provas e causa revolta entre candidatos

Foto: Reprodução/Redes sociais

Prefeitura fala em cancelamento nos dois turnos

Em nota, a Prefeitura de Contagem afirmou que as provas do concurso público da área da saúde foram canceladas nos dois turnos por causa de problemas operacionais e que está apurando as responsabilidades pelo ocorrido.

A administração municipal informou também que lamenta o episódio e pede desculpas pelos transtornos causados aos candidatos.

Manifestações e tumulto nos locais de prova

Os portões dos locais de aplicação foram abertos às 7h, e o início das provas estava previsto para as 8h. Sem informações claras sobre o andamento do certame, candidatos passaram a registrar e divulgar nas redes sociais a situação em diferentes pontos.

Imagens mostram participantes revoltados em frente à Escola Estadual Flávio dos Santos, em Belo Horizonte, gritando “queremos prova”. Eles chegaram a ocupar parte da Rua Jacuí, e a Polícia Militar foi acionada para acompanhar a movimentação.

Relatos de confusão e tumulto também foram registrados em outras instituições de ensino na capital e em Contagem.

Eu acordei 5h, cheguei aqui não era nem 7h, e a gente ficou esperando. Deu 8h, 8h30, nenhuma previsão nem nada, só o cancelamento. Eu estou triste, estou decepcionada. Se for remarcada, não vou ter condições de voltar para refazer. Perdi a prova, perdi dinheiro.

Sabrina Bruno

A candidata, recém-formada em enfermagem, viajou do Amazonas para participar do concurso e relatou frustração com a falta de informações e a incerteza sobre uma nova data.

Concurso oferece quase 600 vagas na área da saúde

O edital do concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem prevê 598 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Os salários variam de R$ 1.886,22 a R$ 12.762,55, com jornadas de 20 a 40 horas semanais, a depender do cargo.

As oportunidades são para candidatos com escolaridade de nível fundamental, médio, técnico e superior, em diversas funções, entre elas:

auxiliar de laboratório;
técnico de enfermagem;
assistente administrativo;
cirurgião-dentista;
enfermeiro;
médico em diversas especialidades;
psicólogo;
nutricionista.

O edital também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos que se autodeclarem pretos ou pardos, indígenas e quilombolas, em conformidade com a legislação vigente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a