Moraes dá início ao processo para extradição de Alexandre Ramagem dos EUA ao Brasil
Ministro do STF aciona Ministério da Justiça para formalizar pedido de extradição do deputado, condenado a mais de 16 anos de prisão e foragido há cerca de um mês
A parceria entre a Fecomércio MG e o BDMG, voltada ao financiamento de micro e pequenas empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo, foi prorrogada até 31 de dezembro. O acordo, que encerra o ano oferecendo crédito com condições diferenciadas, estava previsto para terminar em 14 de dezembro.

Foto: Divulgação
Devido ao aumento da procura pela linha de crédito, as instituições decidiram estender o prazo de contratação. A modalidade oferece taxas a partir de 0,37% ao mês + Selic, prazo de até 24 meses para pagamento e 90 dias de carência, o que torna a linha mais acessível em um momento de juros elevados.
O contexto econômico pesou na decisão pela prorrogação. A Fecomércio MG destaca que a combinação de atividade econômica em desaceleração e juros altos tem pressionado o consumo e dificultado o acesso ao crédito pelos comerciantes, justamente em um período em que as empresas lidam com aumento de despesas.
Buscamos essa prorrogação para os empresários especialmente pela situação de contração da atividade que ocorreu neste ano. Os juros altos afetam diretamente o consumo e dificultam o crédito para os comerciantes. Além disso, no final do ano as despesas do empresário aumentam com a formação de estoques e pagamento do 13º sendo que, em janeiro, ele já tem que começar a pagar os boletos relativos aos estoquespresidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato
No fim do ano, os empresários precisam formar estoques, arcar com o pagamento do 13º salário e, logo em janeiro, já começam a quitar os boletos dos produtos adquiridos. Nesse cenário, a linha de crédito se torna uma alternativa para aliviar o caixa e equilibrar o fluxo financeiro.
A condição facilitada será aplicada às linhas de capital de giro do BDMG. Micro e pequenos empreendedores associados à Fecomércio MG podem utilizar o recurso para diferentes finalidades, como reforma do negócio, quitação de dívidas ou ampliação de estoque.
Todo o processo de contratação é 100% digital, realizado diretamente pelo site do BDMG (bdmg.mg.gov.br), e está disponível para empresas dos 853 municípios mineiros. A taxa exclusiva é aplicada automaticamente na simulação de crédito, com base no CNPJ informado e cadastrado no Sistema Fecomércio MG.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor no estado, reunindo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o poder público e a sociedade.
A Fecomércio MG também administra o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a oferta de serviços voltados a comerciários, empresários e à comunidade em geral, em diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a entidade tem ampliado sua presença na agenda pública, promovendo debates sobre a relevância do setor de comércio de bens, serviços e turismo para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Em colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG defende os interesses do setor em âmbitos municipal, estadual e federal.
Entre as frentes de atuação, estão a busca por melhores condições tributárias, a celebração de convenções coletivas de trabalho e a oferta de benefícios voltados ao fortalecimento do comércio. Com 87 anos de atuação, a Federação se consolidou como peça-chave na transformação da vida dos cidadãos e no impulso à economia mineira.