Moraes dá início ao processo para extradição de Alexandre Ramagem dos EUA ao Brasil
Ministro do STF aciona Ministério da Justiça para formalizar pedido de extradição do deputado, condenado a mais de 16 anos de prisão e foragido há cerca de um mês
O Projeto Xerimbabo Usiminas 2025 recebeu cerca de 26 mil visitantes em sua 40ª edição, realizada entre outubro e dezembro deste ano. Com o tema “Era das Inteligências”, a iniciativa convidou o público a explorar, por meio de experiências interativas, as conexões entre a sabedoria da natureza e os avanços tecnológicos. Ao todo, participaram 7.600 estudantes de 144 instituições de ensino, de 32 municípios mineiros.

Foto: Divulgação
Entre os destaques da programação esteve a apresentação do sistema de câmeras inteligentes da Usiminas, capaz de detectar a presença de pessoas em áreas de risco, identificar equipamentos em operação e emitir alertas automáticos. Outra solução apresentada foi o uso de inteligência artificial para detecção automática de emissões atmosféricas, reforçando a aplicação de tecnologia em prol da segurança e do meio ambiente.
Para representantes da área de Meio Ambiente da empresa, o Xerimbabo reafirma o potencial da educação ambiental ao aproximar o tema do público de forma lúdica e envolvente. Luziane Oliveira, da área de Meio Ambiente da Usiminas, avalia que as ações contribuem para despertar consciência, curiosidade e responsabilidade em relação ao futuro do planeta.
A proposta também teve boa recepção entre as instituições de ensino participantes. Para Cristina Menezes, coordenadora pedagógica do Pilar Instituto de Educação, o tema deste ano foi especialmente relevante ao conectar natureza e tecnologia. Ela destaca que, mesmo com os avanços da inteligência artificial, a leitura segue essencial, pois a tecnologia não tem valor sem compreensão.
Para muitos alunos, a visita ao Xerimbabo já se tornou uma tradição aguardada, por reunir conhecimento, contato com a natureza e diversão em uma mesma experiência.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação