Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes barra pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump

STF e PGR apontam ausência de justificativa pública para a viagem, mantendo retenção de passaporte do ex-presidente.

16/01/2025 às 15:57 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte e autorização para viajar aos Estados Unidos. O ex-presidente pretendia participar da cerimônia de posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro em Washington. A decisão de Moraes segue parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também se posicionou contra a solicitação.

Foto: divulgação

Retenção de passaporte e investigações em curso

Desde fevereiro de 2024, Bolsonaro está impedido de sair do Brasil sem autorização judicial, devido à retenção de seu passaporte pela Justiça. A medida foi adotada no contexto das investigações sobre uma suposta organização criminosa envolvida em tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder. O ex-presidente é investigado pela Polícia Federal, ao lado de 39 outras pessoas, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Manifestação da PGR contra a viagem
 

Em documento encaminhado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que o pedido de Bolsonaro carece de interesse público e atende exclusivamente a interesses privados.

“Não há, tampouco, na petição, evidência de interesse público que qualifique como impositiva a ressalva à medida de cautela em vigor. É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”, afirmou Gonet.

Além disso, o procurador destacou que a viagem não apresenta caráter de necessidade básica, urgente ou vital que justificasse a exceção à proibição de saída do país.

Solicitação e comprovação do convite

Na semana anterior à decisão, Bolsonaro havia solicitado ao STF a autorização para viajar entre os dias 17 e 22 de janeiro, apresentando à Corte documentos que, segundo sua defesa, comprovavam o convite oficial para a posse de Trump. O pedido incluiu a validação de um e-mail enviado pelo Trump Vance Inaugural Committee, Inc., organização responsável pelos eventos de posse nos Estados Unidos.

No e-mail citado, os organizadores, Steve Witkoff e Kelly Loeffler, destacam ter “a honra em liderar a organização que planejará os eventos de celebração” da posse de Trump e do vice-presidente eleito JD Vance. Contudo, a autenticidade do convite não foi suficiente para reverter a decisão de Moraes.

Implicações legais e decisão de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou, em sua decisão, a necessidade de comprovações mais substanciais para justificar a viagem de Bolsonaro. Ele destacou que o pedido apresentado não trouxe elementos que demonstrassem qualquer urgência ou relevância de interesse público que justificassem a flexibilização da medida de restrição.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Reeleito com mais de 90% dos votos, Bruno Morato toma posse em Santana do Paraíso

Reeleito com mais de 90% dos votos, prefeito promete mais investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Vice-prefeito, secretários e vereadores também tomam posse.

STF restringe cobertura da imprensa em audiências do caso Bolsonaro
POLíTICA

STF restringe cobertura da imprensa em audiências do caso Bolsonaro

Jornalistas credenciados poderão acompanhar as oitivas, mas gravações estão proibidas até o fim das sessões

POLíTICA

PT enfrenta segundo turno apenas em duas cidades do abc, berço político do partido

Antipetismo e declínio sindical enfraquecem domínio tradicional do PT na região metropolitana de São Paulo

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais

para você
Foto: Pexels/Pixabay
LAZER

Processo de obtenção de visto para os EUA ganha velocidade no Brasil

Em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera caiu quase 60%, de 615 dias para 251 dias. No Rio de Janeiro, a redução foi ainda maior, com uma queda de mais de 70%, de 478 dias para 126

acidente
POLíCIA

Motorista com suspeita de embriaguez bate carro em muro de residência em Ipatinga

Motorista é socorrido e posteriormente detido após acidente suspeito

EMPREGO

Audiência aborda condições de trabalho de funcionários da Copasa e Copanor

Funcionários das estatais e especialistas discutirão riscos de demissões, aumento de tarifas e queda na qualidade do serviço durante encontro na ALMG

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários
EDUCAçãO

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários

Docentes protestam contra defasagem salarial, falta de infraestrutura e cortes previstos com Regime de Recuperação Fiscal em Minas