Lula destaca acordo Mercosul-União Europeia após 25 anos de negociações
Em discurso no Itamaraty, no Rio, presidente afirma que tratado com a União Europeia impulsionará crescimento, reindustrialização do Brasil e criação de uma das maiores áreas de livre comércio do mundo
16/01/2026 às 16:17por Redação Plox
16/01/2026 às 16:17
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (16) que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia é resultado de “mais de 25 anos de sofrimento e tentativa” até sua conclusão.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula vincula acordo à estratégia de crescimento e reindustrialização
Ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty, no Rio de Janeiro, Lula lembrou que determinou a retomada das negociações do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia com foco em objetivos econômicos internos.
Quando determinei a retomada das negociações do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia, deixei claro que esse processo deveria ser compatível com os objetivos de promoção do crescimento econômico e de reindustrialização do Brasil. Foram mais de 25 anos de sofrimento e tentativa de um acordo.
Lula
Assinatura em Assunção e criação de uma das maiores áreas de livre comércio
A assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia está prevista para ocorrer neste sábado (17), em Assunção, no Paraguai. Segundo Lula, o entendimento entre os dois blocos criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um PIB superior a US$ 22 trilhões.
O presidente destacou em discurso que o acordo não interessa apenas ao Mercosul e à União Europeia, mas também “ao mundo democrático e ao multilateralismo”, reforçando a dimensão política e estratégica do pacto.
Foco em valor agregado e transições energética e digital
Lula afirmou que o Mercosul não deverá se limitar ao papel de exportador de commodities para a União Europeia. A expectativa, segundo ele, é avançar na produção e venda de bens industriais com maior valor agregado, ampliando a participação da região em cadeias produtivas mais complexas.
De acordo com o presidente, o texto do acordo prevê dispositivos que estimulam empresas europeias a ampliar investimentos nos países do bloco sul-americano, contemplando cadeias de valor estratégicas voltadas à transição energética e à transformação digital. Para Lula, a parceria vai além da dimensão econômica, com potencial de reposicionar o Mercosul no cenário internacional.