Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Grupo de Timóteo lança música que celebra ancestralidade negra

Single 'Cantando Alto' une tambor afromineiro e rock progressivo em celebração ao legado afrodiásporico

16/07/2025 às 18:48 por Redação Plox

O Grupo Valentinas, coletivo artístico formado em Timóteo (MG), lança no próximo sábado (19/07) o single “Cantando Alto”, que estará disponível em mais de 40 plataformas de streaming. A canção é uma celebração à ancestralidade negra, construída a partir de sons, tambores e vozes que reverberam a força, resistência e esperança de um povo.


Imagem Foto: Divulgação


Com composição assinada por Nívea Paula, Douglas Netto e Wemerson Rodrigues (Geleia), o single não se prende à narrativa da dor, mas valoriza a potência histórica e cultural herdada por gerações. A base musical vem do som afromineiro, que traz tambores ancestrais, integrando elementos do rock clássico e progressivo, criando uma nova textura sonora.


Segundo os integrantes, essa mistura provoca uma experiência sensorial única. “O cantar sempre foi um instrumento de luta e resistência. Essa música traduz a caminhada ancestral com intensidade crescente”, afirma o grupo.


Imagem Foto: Divulgação


Formado em 2013, o Grupo Valentinas reúne os artistas Ari Andrade, Chrika de Oliveira, Douglas Netto, Geniane Vieira, Grendelly Novais, Halan Santos, Lucas Natureza, Nívea Paula e Wemerson Geleia. A produção musical do single ficou a cargo de Junio Endrik, com coprodução e direção musical de Geleia.


A faixa foi gravada nos últimos meses e poderá ser acessada pelas plataformas digitais ou por meio de link na bio do Instagram oficial @valentinasgrupo.


Imagem Foto: Divulgação

O projeto “Cantando Alto” é uma realização viabilizada pelo Edital SEMED nº 09/2024, na categoria Circulação de Projetos Culturais da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. A iniciativa integra as ações da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022. A produção é assinada por Claudinei de Souza e Rodolfo Bello, com assessoria de imprensa de Silvania Pereira.


A proposta reforça a valorização das expressões culturais negras e o papel da arte como instrumento de identidade, memória e resistência no Vale do Aço.


Compartilhar a notícia

Veja também
20190730_142516.jpg
LAZER

Reforma da Academia Olguin em Ipatinga é concluída

Patrimônio Histórico de Ipatinga recebeu melhorias estruturais em um ano de intervenções

LAZER

Aniversário de Coronel Fabriciano tem programação reduzida após enchentes

Comemoração de aniversário da cidade será marcada por eventos na Praça da Estação; celebração foi adaptada após as enchentes.

Coronel Fabriciano recebe Encontro de Tradições com foco na Marujada
LAZER

Coronel Fabriciano recebe Encontro de Tradições com foco na Marujada

Evento destaca Marujada e promove vivências com mestres da cultura popular nos dias 17 e 18 de setembro

Febre do bebê reborn: brincadeira sadia ou adoecimento mental?
LAZER

Febre do bebê reborn: brincadeira sadia ou adoecimento mental?

Psicólogo analisa febre dos bebês reborn, bonecos hiper-realistas, em entrevista ao PLOX