A três semanas do primeiro turno das eleições municipais, marcadas para 6 de outubro, candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) lideram em 12 das 26 capitais brasileiras, com destaque para as regiões Norte e Sul do país. Na região Norte, Dr. Furlan (MDB) impressiona com 91% das intenções de voto em Macapá, e em Porto Velho (RO), Mariana Carvalho (União Brasil) também está bem posicionada para uma possível vitória no primeiro turno. Já no Sul, todas as capitais estão dominadas por candidatos bolsonaristas, incluindo Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), onde Topázio Neto (PSD) e Eduardo Pimentel (PSD) estão bem à frente nas pesquisas.
Disputa acirrada no Centro-Oeste e Sudeste
Em contraste, o cenário no Centro-Oeste e no Sudeste mostra uma divisão mais equilibrada. Em Goiânia (GO), Adriana Accorsi (PT) é a única candidata petista liderando uma capital, mas a competição com Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (União Brasil) ainda está aberta. No Sudeste, São Paulo vê o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) liderando, mas enfrentando forte concorrência de Guilherme Boulos (Psol), que também conta com o apoio de Lula e pode forçar um segundo turno.
Nordeste: polarização entre lulistas e bolsonaristas
No Nordeste, a situação é de equilíbrio entre os blocos de apoio de Bolsonaro e Lula. Em Maceió (AL) e Salvador (BA), os candidatos bolsonaristas JHC (PL) e Bruno Reis (União Brasil) estão bem posicionados para vencer no primeiro turno. No entanto, Recife (PE) segue um caminho diferente, com João Campos (PSB), aliado de Lula, liderando confortavelmente.
Equilíbrio em Fortaleza e Porto Alegre
Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) surgem como as cidades onde as disputas estão mais acirradas. Em Fortaleza, André Fernandes (PL), apoiado por Bolsonaro, lidera, mas Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) também estão na corrida, com Evandro Leitão (PT) crescendo nas pesquisas e igualando-se a Fernandes. Em Porto Alegre, Sebastião Mello (MDB) mantém a liderança, mas Maria do Rosário (PT) segue de perto, com uma diferença de apenas 8 pontos percentuais nas intenções de voto.
Candidatos apoiados por Bolsonaro – Capitais em destaque
Apoio de Lula – Capitais em destaque
Em capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza, há um empate técnico ou crescimento de candidatos apoiados por Lula, somando assim seis capitais onde o ex-presidente pode ter alguma influência significativa.