Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Cobrança de pedágio na BR-381 começa no dia 27; confira valores

Concessionária Nova 381 iniciará operação dos pórticos em Caeté e João Monlevade; valores chegam a R$ 15,50 e geram reação de autoridades

16/09/2025 às 17:56 por Redação Plox

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta terça-feira (16) a deliberação que autoriza o início da operação de pedágio eletrônico na BR-381/MG, sob administração da concessionária Nova 381. A cobrança começará à zero hora do dia 27 de setembro, um sábado. Apesar da autorização, a medida enfrenta resistência. Uma representação foi protocolada no Tribunal de Contas da União (TCU) por deputado, prefeitos e vereadores pedindo a suspensão temporária da cobrança. Veja os detalhes na Live.



Os pórticos estão localizados em dois pontos: no km 411,850, em Caeté (P1), e no km 345,270, em João Monlevade (P2). A passagem dos veículos será registrada automaticamente, e motoristas com TAG terão os valores debitados normalmente, com direito a descontos. São eles:


- Desconto Básico da Tarifa (DBT): 5% para automóveis e caminhões;


- Desconto de Usuário Frequente (DUF): exclusivo para automóveis, com descontos progressivos a partir da segunda passagem no mesmo pórtico e sentido, dentro do mês. A partir da 30ª passagem, a tarifa com desconto permanece fixa até o fim do mês.


Usuários sem TAG poderão realizar o pagamento por meio de totens instalados às margens da BR-381 e nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), com opções de Pix e cartão (crédito/débito). Também é possível quitar a tarifa pelo aplicativo da Nova 381 ou no site https://pedagioeletronico.nova381.com/.


Motociclistas estão isentos da cobrança.


Imagem


Apesar da autorização, a medida enfrenta forte resistência. Uma representação foi protocolada no Tribunal de Contas da União (TCU) pelo deputado estadual Delegado Christiano Xavier (PSD), com apoio de prefeitos e vereadores das regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Médio Piracicaba. O documento solicita a suspensão temporária da cobrança, alegando tarifas abusivas e ausência de melhorias estruturais na rodovia.


Imagem Foto: Reprodução 

Entre os signatários estão os prefeitos de Caeté, Bom Jesus do Amparo e Nova União, além de vereadores de Santa Bárbara e Itabira. Segundo eles, a cobrança impactará diretamente trabalhadores que dependem do trecho diariamente.


Um abaixo-assinado popular também foi lançado para reforçar a pressão contra o início da cobrança.


“Está prestes a iniciar a cobrança abusiva aqui na ‘Rodovia da Morte’, a Nova 381, que de nova não tem nada”, afirmou o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.


Imagem Foto: Nova 381 / Divulgação

Compartilhar a notícia

para você
Fecomércio MG na Rua movimenta Caratinga com atrações gratuitas e show do Jeito Moleque
LAZER

Fecomércio MG na Rua movimenta Caratinga com atrações gratuitas e show do Jeito Moleque

Evento gratuito reúne saúde, lazer, capacitação e programação cultural de 5 a 8 de junho na Praça Cesário Alvim

Flávio Bolsonaro critica ameaça de sanções dos EUA ao Brasil
POLíTICA

Flávio Bolsonaro critica ameaça de sanções dos EUA ao Brasil

Senador classifica aplicação da Lei Magnitsky como desastrosa e diz que irmão Eduardo é usado como bode expiatório

america
ESPORTES

América é castigado no último lance e perde para o Guarani-PAR em casa

Time mineiro dominou o jogo, mas não aproveitou as chances criadas

POLíCIA

Corpo encontrado próximo ao rio Doce pertencia a morador de Ipatinga

Cadáver foi reconhecido pela família no IML nesta segunda (19)