SMAS promove o 2° Diálogo de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos

Foram 11 mil pessoas atendidas nos últimos quatro meses

Por Plox

16/10/2021 12h15 - Atualizado há mais de 2 anos

Em virtude do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu nesta sexta-feira (15), no auditório da Câmara de Vereadores, o 2º Diálogo de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos. 

Foto: Divulgação


O objetivo do encontro foi promover um diálogo e reflexão sobre as estratégias de combate à insegurança alimentar e nutricional. Não apenas de forma pontual, emergencial e assistencial, mas conforme o art. 6° da Constituição Federal, que garante direitos sociais para qualquer cidadão, e considerando o que prega o  Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). 


Um dos principais temas tratados foi a grande quantidade de alimentos arrecadada desde a retomada do Banco de Alimentos, em agosto deste ano. Foram cerca de 157 toneladas recolhidas, sendo 70% delas recuperadas para consumo humano e destinadas às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas de prevenção à criminalidade e instituições socioassistenciais. Foram 11 mil pessoas atendidas nos últimos quatro meses. 

Foto: Divulgação


“Ipatinga tem avançado consideravelmente na política de segurança alimentar, de modo que o evento de hoje é apenas um dos muitos movimentos que serão realizados para colocarmos o município como referência na política de segurança alimentar e nutricional por meio dos equipamentos públicos”, destacou a secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu. 


O prefeito Gustavo Nunes foi representado no evento pelo vice-prefeito Alexssandro Espírito Santo Oliveira, que também destacou a importância das políticas públicas aplicadas no município.

“Desde a retomada do Banco de Alimentos, o município evoluiu consideravelmente neste sentido e hoje já temos mais R$ 420 mil em trâmite para licitação, visando torná-lo ainda mais moderno.  A Lei que dispõe sobre a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que organiza o Sistema Nacional sobre o tema em Ipatinga, também já está em análise na Procuradoria Geral do Município (PROGER)”, frisou.

Foto: Divulgação
Destaques