Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Revista íntima em presídios: PGR reitera necessidade de excepcionalidade e subsidiariedade

Equilibrar a necessidade de segurança nas prisões com o respeito aos direitos humanos

16/11/2023 às 18:12 por Redação Plox
  • Em um recente memorial enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, enfatizou que as revistas íntimas em estabelecimentos prisionais devem ser consideradas uma medida excepcional e subsidiária. A manifestação ocorreu no contexto do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959.620/RS, que busca definir a posição do STF sobre a ilicitude da prova obtida a partir de revistas íntimas por ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana e à proteção do direito à intimidade, à honra e à imagem.
Foto: Divulgação - Redes Sociais
  • A PGR sustenta que a revista íntima é constitucionalmente aceitável apenas como uma medida excepcional. Essa abordagem deve ser adotada com base em elementos concretos que indiquem a real possibilidade de tentativa de ingresso com materiais proibidos ou ilícitos nas prisões. A prova resultante só será considerada ilícita se a medida for inadequada, desproporcional ou abusiva.
  • O documento da PGR sugere a definição de diretrizes claras para a realização de revistas pessoais, distinguindo três tipos: eletrônica, manual não invasiva e manual íntima. A revista eletrônica, realizada com equipamentos tecnológicos como scanners corporais, deve ser a regra. A revista manual não invasiva pode ser empregada em situações de suspeita fundada após a revista eletrônica ou na ausência de equipamentos. Já a revista íntima, que pode envolver desnudamento ou inspeção de cavidades, só deve ser realizada em circunstâncias excepcionais e com procedimentos rigorosos.
  • Elizeta Ramos ressaltou a importância de equilibrar a necessidade de segurança nas prisões com o respeito aos direitos humanos. Enquanto é crucial prevenir a entrada de objetos ilícitos nas unidades prisionais, também é fundamental garantir a dignidade, a integridade física e moral dos visitantes.
  • A PGR propõe que a decisão do STF seja modulada para permitir que os Estados implementem as medidas necessárias para alterar os protocolos de segurança em presídios, priorizando o controle mecânico e tecnológico.

Compartilhar a notícia

Veja também
Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula
POLíTICA

Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula

Gilberto Nascimento afirma que governo insiste em pautas contrárias aos valores cristãos

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
POLíTICA

Ministro Cristiano Zanin enfrenta críticas após voto sobre ofensas à comunidade LGBTQIA+

Contextualizando a decisão

POLíTICA

Datena se emociona durante sabatina e diz que desistirá da política se não for eleito

Datena expressou o seu desânimo com as pesquisas eleitorais que o colocam em desvantagem e destacou que seu sonho de servir na política, especialmente como senador, pode não se concretizar.

Câmara
POLíTICA

Câmara de Ipatinga aprova modernização tributária

Instituição do Domicílio Tributário Eletrônico Municipal visa implementar comunicação eletrônica entre a administração pública e os contribuintes

para você
Lucas Lucco
LAZER

Lucas Lucco em parceria inédita com Marília Mendonça

anção faz parte da terceira temporada de “Rolê Diferenciado”, que chega nas plataformas dia 03 de fevereiro trazendo ainda o feat com MC Zaac

arma
POLíCIA

Jovem foragido da justiça é morto em confronto com a polícia em Minas Gerais

O confronto teve início quando o foragido se recusou a largar a arma, escondeu-se em um cômodo e atirou nos policiais

Jovem morto em acidente na BR-381 trabalhava na mesma empresa do caminhão que o atingiu
GERAL

Jovem morto em acidente na BR-381 trabalhava na mesma empresa do caminhão que o atingiu

Ray, de 28 anos, colidiu com veículo do frigorífico Paladar, empresa da qual também era funcionário

Dólar sobe com impasse político nos EUA e alívio da inflação no Brasil
ECONOMIA

Dólar sobe com impasse político nos EUA e alívio da inflação no Brasil

A moeda americana iniciou o pregão desta terça-feira (7/10) em alta de 0,46%, cotada a R$ 5,33, em meio à continuidade do 'shutdown' nos EUA e dados positivos sobre a inflação brasileira.