Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Calor e chuvas do El Niño disparam casos de dengue em São Paulo

Fenômeno climático impulsiona proliferação do Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, Zika e chikungunya.

16/11/2024 às 16:22 por Redação Plox

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fapesp revelou que o fenômeno climático El Niño intensifica a ocorrência do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, no estado de São Paulo. A pesquisa, que analisou dados de 2008 a 2018 em todos os 645 municípios paulistas, apontou que recipientes descartados ao ar livre, quando expostos a temperaturas acima de 23,3°C e chuvas superiores a 153 mm — condições características do El Niño — apresentaram 1,3 vezes mais larvas do mosquito.

Foto: Divulgação

O El Niño, responsável por aquecer as águas do Oceano Pacífico, altera os padrões globais de umidade e calor, impactando especialmente regiões tropicais como o Brasil.

Impactos alarmantes em 2024
Este ano, sob a influência do El Niño até o primeiro semestre, o Brasil enfrentou o maior número de casos de dengue desde o início do monitoramento em 1986. Até 9 de novembro, os dados foram alarmantes:

  • 6,5 milhões de casos de dengue em todo o país, com 5.803 mortes;
  • No estado de São Paulo, foram 2,1 milhões de casos e 1.904 óbitos;
  • Na capital paulista, registraram-se 632 mil casos e 393 mortes.

O papel das políticas públicas
Francisco Chiaravalloti Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos autores do estudo, ressaltou a importância de prever os impactos do El Niño para combater o Aedes aegypti de forma estratégica.
“Como ele é previsível, a gente pode usar essa informação para auxiliar no controle, identificar áreas de maior risco e intensificar o controle em períodos de El Niño e onde ele é mais incidente”, afirmou.

Sintomas e cuidados contra a dengue
O infectologista Renato Grinbaum alertou sobre os sintomas da dengue, que podem variar de leves, semelhantes a um resfriado, até quadros graves. “A pessoa com dengue pode ter um quadro leve, que parece com um resfriado, mas o quadro mais típico é uma pessoa que tem uma febre um pouco mais alta, fortes dores musculares, dor de cabeça e atrás dos olhos. Nós devemos usar repelente. Sempre que a gente tiver sintomas da dengue, a gente deve procurar a atenção médica. Rapidamente”, explicou.

Vacinação contra a dengue no estado de São Paulo
Para conter a alta de casos, o governo estadual iniciou a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, faixa etária mais suscetível a hospitalizações pela doença. Até o momento, 391 municípios paulistas já receberam doses do imunizante, e o estado solicitou mais vacinas ao Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal.

O esquema prevê duas doses, aplicadas com três meses de intervalo. A ampliação do acesso à vacina é vista como uma medida essencial para enfrentar os impactos do El Niño e a crescente proliferação do Aedes aegypti.

Compartilhar a notícia

Veja também
alimentação
SAúDE

4 mitos sobre emagrecimento que podem estar sabotando sua dieta

O nutrólogo Dr. Sandro Ferraz destaca que a restrição de nutrientes está entre um dos mitos mais comuns

Olhos catarata
SAúDE

Fabriciano realiza mais 200 cirurgias de catarata neste final de semana

As cirurgias serão feitas no Hospital Dr. José Maria Morais beneficiando 200 pessoas; Mais dois mutirões estão programados totalizando quase 700 cirurgias

saude.jpg
SAúDE

1 milhão de novos casos de IST surgem por dia no mundo

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio
SAúDE

Novo exame de HPV com autocoleta será oferecido pelo SUS a partir de maio

Minas Gerais deve ser um dos primeiros estados a adotar o exame molecular de DNA-HPV no lugar do tradicional papanicolau

para você
Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas
EDUCAçãO

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas

Pesquisa mostra que maioria dos estudantes já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini, mas poucos recebem suporte adequado

Virgínia remove tatuagem feita para Zé Felipe
FAMOSOS

Virgínia remove tatuagem feita para Zé Felipe

Influenciadora detalha procedimento para apagar homenagem ao ex-marido e compartilha reações das filhas ao momento de mudança

 Foto: Corpo de Bombeiros do DF / Divulgação
POLíCIA

Embriaguez ao volante: carro cai em barragem e 3 crianças falecem

Em um ato fatal, em vez de acelerar para a frente, o veículo foi lançado de ré, levando à queda na barragem

Decisão judicial cancela cotas para transexuais em universidade federal
EDUCAçãO

Decisão judicial cancela cotas para transexuais em universidade federal

Sentença determina o fim das vagas destinadas a pessoas trans na Furg e exige cancelamento das matrículas ao fim do ano letivo