Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Malafaia critica tentativas do STF, da PF e da imprensa de ligar Bolsonaro a explosões em Brasília

Pastor acusa abordagens enviesadas e critica tentativas de vincular Bolsonaro ao caso Tiü França

16/11/2024 às 10:46 por Redação Plox

O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais para rebater as narrativas veiculadas por autoridades e setores da imprensa sobre a explosão ocorrida na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que resultou na morte de Francisco Wanderley, conhecido como Tiü França. Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (15), o líder religioso criticou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e a colunista Vera Magalhães, além de expor contradições no editorial do jornal O Globo.

Malafaia denuncia contradições na imprensa
Malafaia destacou uma incoerência no editorial do jornal O Globo, que classificou o ataque como um ato isolado de um indivíduo com distúrbios mentais, mas sugeriu no título que o episódio "pressiona o Congresso a desistir de anistia". Segundo ele, essa abordagem foi "uma safadeza" e reflete a tentativa de relacionar o ato com os eventos de 8 de janeiro.

– Isso é uma safadeza. Querer vincular o ato desse cara com o ato do dia 8.

Silas Malafaia Foto: Reprodução/YouTube Silas Malafaia Oficial

Além disso, o pastor repudiou a análise da jornalista Vera Magalhães, que associou o atentado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. No artigo intitulado “Terrorista explode farsa da anistia”, a colunista usou a imagem de Bolsonaro e afirmou que “extremistas não querem conciliação, mas vingança contra aqueles que seu líder máximo trata como traidores da pátria”. Malafaia respondeu duramente:

– Olha a jornalista cretina e inescrupulosa de O Globo, olha o que essa mulher escreve. (…) Ela tenta vincular Bolsonaro com esse ato de ontem, dizendo que ele é o líder maior. (…) Isso é jornalismo de mau caráter, de cretino, de esquerdopata que tem lado.

Críticas às autoridades e ao STF
Malafaia não poupou críticas às declarações do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a quem chamou de “capacho de Lula”. O pastor também subiu o tom ao se dirigir ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, resgatando episódios passados envolvendo o ministro, como sua defesa do ex-terrorista Cesare Battisti:

– (…) Cala a boca, Barroso. Nós sabemos quem você é, você é esquerdopata de carteirinha, você foi defensor do terrorista assassino Cesare Battisti e libertou ele, e aí a coisa ficou feia, ele foi pra Bolívia, foi extraditado pra Itália e cumpre prisão perpétua. É pra esse que tem anistia?

Malafaia também citou uma declaração atribuída a Barroso: “Nós derrotamos o Bolsonarismo”, e questionou a imparcialidade do ministro, sugerindo que ele deveria sofrer um processo de impeachment.

Relação de Tiü França com o PL
Em meio às declarações, o pastor apresentou um fato pouco discutido: o vínculo de Tiü França com o Partido Liberal (PL). Malafaia lembrou que, em 2020, o homem que se explodiu perto do STF foi candidato pelo PL e obteve 98 votos, quando Bolsonaro ainda não integrava o partido.

– Esse cara que se matou e explodiu bombas, ele pertencia ao PL em 2020. Foi candidato, teve 98 votos. Bolsonaro ainda não era do PL. E agora ele [Tiü França] mandou nas redes sociais, tá aí ó, críticas a Lula e a Bolsonaro.

Compartilhar a notícia

Veja também
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento
POLíTICA

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento

Após queda de medida provisória que previa aumento de impostos, incertezas no Congresso adiam análise das regras e prioridades de gastos para 2026.

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita
POLíTICA

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita

Primeira-dama compartilha homenagem nas redes para Laura; festa teve autorização do STF e presença restrita devido à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.

Para você
Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada