Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Frayssexualidade: descubra a orientação que preza por “sexo casual”

Para algumas pessoas, a busca por experiências casuais não está apenas ligada à liberdade sexual, mas a uma característica natural de sua orientação.

16/12/2024 às 14:44 por Redação Plox

A frayssexualidade é uma orientação sexual que se destaca pela forma como o desejo se manifesta. Nesse contexto, o interesse sexual costuma ser intenso no início de uma relação, mas pode diminuir conforme o parceiro se torna mais familiar e a conexão emocional se aprofunda. Para algumas pessoas, a busca por experiências casuais não está apenas ligada à liberdade sexual, mas a uma característica natural de sua orientação.

Foto: Reprodução/Freepik

O termo "frayssexualidade" designa aqueles que sentem maior atração sexual em situações marcadas pela novidade e pelo mistério. Segundo o sexólogo Vitor Mello, esse desejo não se limita ao aspecto físico. “A frayssexualidade envolve uma dinâmica complexa. Não é apenas sobre o desejo físico, mas também sobre fatores emocionais e psicológicos que impactam esse desejo ao longo do tempo”, explica o especialista.

Como Saber se Sou Frayssexual?

Identificar se você se encaixa nesse perfil requer uma análise dos seus padrões de desejo e de conexão emocional. De acordo com Vitor Mello, isso envolve observar a forma como o interesse sexual se comporta em diferentes relacionamentos. “Esse padrão pode ser observado em diferentes relacionamentos e contextos. Além disso, fatores emocionais ou gatilhos psicológicos influenciam o interesse sexual. Se você se identificar com esses padrões, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional para entender melhor a sua sexualidade e os seus padrões de relacionamento”, orienta o sexólogo.

Quando a Atração Pode Diminuir no Relacionamento?

Para pessoas frayssexuais, o momento em que o desejo sexual começa a diminuir varia de caso para caso. Algumas relatam que a atração se enfraquece à medida que a intimidade emocional aumenta, enquanto outras sentem essa mudança apenas quando conhecem a pessoa de forma mais aprofundada.

O sexólogo Vitor Mello explica que, muitas vezes, o desejo inicial, movido pelo "desconhecido", é substituído por uma sensação de segurança emocional. “O estágio emocionalmente mais seguro do relacionamento substitui a excitação inicial que vem da novidade e do desconhecido, levando a uma diminuição do desejo sexual. Esse processo pode variar, mas é comum que a atração sexual se reduza conforme o relacionamento se torna mais estável e íntimo”, reforça.

A Frayssexualidade Está Ligada à Intimidade?

Embora a intimidade tenha seu papel, Vitor Mello esclarece que a frayssexualidade não se resume a isso. Ele afirma que a orientação sexual envolve uma combinação de fatores psicológicos, emocionais e até biológicos. "Embora a intimidade seja importante, ela é apenas um dos aspectos dessa orientação sexual. A fraysexualidade envolve uma combinação de fatores psicológicos, emocionais e até biológicos", aponta o especialista.

Um dos fatores determinantes para o desejo sexual, segundo estudos mencionados por Mello, é a dopamina — substância que está relacionada à sensação de prazer. A novidade e a imprevisibilidade estimulam a produção de dopamina, o que explicaria o aumento do desejo no início dos relacionamentos e sua posterior queda com a rotina.

Ser Frayssexual Faz de Mim um Mau Parceiro?

De forma alguma. A frayssexualidade não define a qualidade de uma pessoa como parceira, nem indica falta de compromisso ou princípios. Trata-se de uma forma específica de vivenciar a sexualidade. O importante, segundo Vitor Mello, é que as partes envolvidas no relacionamento tenham clareza sobre essa dinâmica.

“Ser frayssexual não faz alguém ser um ‘mau parceiro’. O mais importante é entender e comunicar essas dinâmicas dentro do relacionamento. O diálogo, o respeito e a compreensão mútua são fundamentais para que ambos os parceiros se adaptem a essa realidade, fortalecendo o vínculo emocional e garantindo um relacionamento saudável e equilibrado”, conclui o especialista.

A frayssexualidade, portanto, é uma orientação que desafia padrões convencionais de desejo e relacionamentos. Compreender a própria sexualidade e dialogar com o parceiro são caminhos fundamentais para garantir uma relação saudável, respeitosa e baseada na compreensão mútua.

Compartilhar a notícia

Veja também
LAZER

Chaves retorna ao SBT e web comemora exibição no Dia das Crianças

Episódio em Acapulco alcança grande audiência e é destaque nas redes sociais

Acne
LAZER

Acne inflamada: causas, tratamentos e cuidados para uma pele saudável

A acne é uma condição de pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas, causando erupções cutâneas, vermelhidão, dores e desconfortos

WhatsApp-Image-2019-06-17-at-18.16.jpg
LAZER

Fundação Emalto realiza o 11º Festival Literário nesta terça-feira

LAZER

Projeto leva teatro de rua aos bairros de Ipatinga com releitura de Shakespeare

Projeto "Itinerância - Tem Teatro no Meu Bairro" democratiza o acesso à cultura com apresentações gratuitas em praças.

para você
FAMOSOS

Ex-pastora é eleita a influencer +18 mais polêmica do ano em premiação

Com instinto sexual aflorado, ela se destacou ao criar um “confessionário +18” e distribuir “penitências picantes” para seus assinantes

coronel_fabriciano.jpg
GERAL

Fabriciano registra mais uma morte de paciente com coronavírus nesta quarta (22)

De acordo com a Secretaria de Governança da Saúde, 28 novos casos foram confirmados nesta quarta-feira (22)

Curso de Empreendedorismo Cultural chega a Naque e Belo Oriente; saiba mais
EDUCAçãO

Curso de Empreendedorismo Cultural chega a Naque e Belo Oriente; saiba mais

Formações gratuitas ocorrem de 27 a 29 de maio e são voltadas a agentes culturais e juventudes das duas cidades

crime barbaro
POLíCIA

Vale do Aço - Filho mata mãe e enterra no quintal

A vítima foi encontrada morta e com ferimentos no pescoço, possivelmente provocados por faca