Extra

Frente fria avança pelo Sudeste com temporais e risco de alagamentos

Sistema começa a atuar nesta terça (16) e deve levar chuva forte a São Paulo e Rio de Janeiro, com acumulados acima de 100 mm em 24 horas e alerta para deslizamentos, enquanto 17 estados e o DF também têm previsão de chuva intensa

16/12/2025 às 06:25 por Redação Plox

Uma nova frente fria avança pelo Sudeste e deve trazer chuva para a região a partir desta terça-feira (16). Segundo a Climatempo, São Paulo e Rio de Janeiro serão os estados mais afetados, com alerta para temporais e alto volume de precipitação.

O sistema frontal deve provocar chuva expressiva, especialmente na faixa leste paulista, com destaque para o litoral. Vitor Takao Suganuma, Climatempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva podem superar 100 milímetros em 24 horas entre terça e quarta-feira (17). Nesses locais, há grande risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.


Chuva na cidade de SP

Chuva na cidade de SP

Foto: Reprodução

Chuva forte e queda de temperatura em São Paulo

Em São Paulo, a chuva deve chegar primeiro, ganhar força ao longo desta terça-feira e persistir durante a madrugada de quarta. No decorrer do dia, a precipitação tende a perder intensidade, enquanto o avanço de uma massa de ar polar deve contribuir para uma leve queda nas temperaturas.

Tempo instável e risco de deslizamentos no Rio

No Rio de Janeiro, a previsão é que o sistema avance entre terça e quarta-feira, deixando o tempo instável em todo o estado.

Segundo a Climatempo, há previsão de chuva expressiva, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente na Região Serrana. As áreas mais vulneráveis devem ficar em atenção para possíveis transtornos causados pelo excesso de chuva.

Temporais também em Minas Gerais

Embora São Paulo e Rio de Janeiro sejam os estados mais atingidos, o risco de temporais também se estende para áreas de Minas Gerais, em especial o sul do estado e a Zona da Mata Mineira. A chuva pode ser intensa, acompanhada de fortes rajadas de vento e raios, aumentando o potencial de danos pontuais.

Frente fria espalha instabilidade pelo país

Além de provocar temporais no Sudeste, a frente fria deve deixar o tempo instável em boa parte do país. O sistema vai canalizar a umidade da Amazônia, formando um corredor de instabilidade que se estende do Norte e leva chuva até parte do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

De acordo com o Inmet, ao menos 17 estados e o Distrito Federal devem registrar chuvas intensas ou tempestades nesta terça-feira. São eles:

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, sul do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia, Tocantins, extremo oeste do Piauí, sul do Pará, Rondônia, Amazonas e Amapá.

Nessas regiões, o órgão prevê volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros, com possibilidade de ventos intensos e condições favoráveis para transtornos como alagamentos e queda de galhos e árvores.

Nordeste terá tempo mais firme e calor intenso

O Nordeste deve ser uma das poucas regiões do país com predomínio de tempo firme neste início de semana. Ainda assim, algumas pancadas de chuva estão previstas para o oeste e sudoeste da Bahia, metade sul do Maranhão, parte do Piauí, sul do Ceará, oeste da Paraíba e extremo norte de Pernambuco.

O calor deve predominar, com expectativa de baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%, especialmente no interior dos estados. A orientação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, reduzindo o risco de problemas de saúde ligados ao calor e à desidratação.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a