Política

Milei compartilha montagem que retrata Brasil como favela e exalta países vizinhos

Presidente argentino repostou imagem que mostra Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela como favelas, enquanto Argentina, Chile e Paraguai aparecem como cidades futuristas; publicação ocorre após vitória de José Antonio Kast no Chile e provoca reação de brasileiros nas redes

16/12/2025 às 09:46 por Redação Plox

O presidente da Argentina, Javier Milei, usou as redes sociais nesta segunda-feira (15) para divulgar uma imagem em que o Brasil é representado como um conjunto de favelas, enquanto a Argentina e outros países aparecem como cidades futuristas e desenvolvidas.

O presidente da Argentina, Javier Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


A montagem foi originalmente publicada em uma página de apoio a Milei no Instagram e, em seguida, repostada pelo presidente argentino. Na ilustração, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela aparecem como uma grande favela, ao passo que Argentina, Chile e Paraguai surgem como centros urbanos modernos.

Na legenda da publicação, o texto defendia a agenda liberal e atacava governos de esquerda na região, com a mensagem: “O povo sul-americano grita liberdade!!! Chega de socialismo empobrecedor”.

Milei reforça discurso ideológico após vitória de Kast no Chile

O repost de Milei foi feito um dia depois da vitória de José Antonio Kast no Chile. O político de extrema direita sucederá Gabriel Boric, atual presidente chileno de orientação de esquerda.

A publicação se soma à retórica já adotada por Milei contra governos progressistas na América do Sul e reforça o alinhamento com lideranças conservadoras e liberais da região.

Reação de brasileiros nas redes sociais

Assim que a imagem foi compartilhada pelo presidente argentino, brasileiros passaram a comentar em massa o post que associava o país a favelas e a Argentina à modernização.

Nos comentários, internautas ironizaram a situação econômica argentina, fizeram piadas sobre a comparação com o Brasil e questionaram a tentativa de apresentar a Argentina como exemplo de prosperidade, usando frases sarcásticas e memes.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a