Política

Trump entra com ação judicial contra a BBC e contesta declarações atribuídas a ele sobre 6 de janeiro

Presidente afirma que emissora britânica distorceu falas feitas sobre patriotismo; processo foi protocolado na Flórida

16/12/2025 às 08:43 por Redação Plox

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira que está processando a BBC, acusando a emissora de ter atribuído a ele declarações que, segundo afirma, nunca foram feitas. A ação judicial foi apresentada no estado da Flórida e tem como foco um documentário produzido pela rede britânica, que teria tratado de eventos relacionados ao dia 6 de janeiro.

Presidente Donald Trump

Presidente Donald Trump

Foto: Reprodução


Durante uma aparição no Salão Oval, Trump mencionou o processo de forma espontânea e voltou a criticar a cobertura da BBC. “They actually put terrible words in my mouth having to do with Jan. 6 that I didn’t say, and they’re beautiful words, that I said, right?” afirmou o presidente. Em seguida, acrescentou: “They’re beautiful words, talking about patriotism and all of the good things that I said. They didn’t say that, but they put terrible words.”

Ação nos Estados Unidos

O processo foi protocolado em território americano, embora especialistas em direito tenham apontado obstáculos para a tramitação do caso nos Estados Unidos. Um dos principais pontos levantados é o fato de o documentário não ter sido exibido oficialmente no país. Além disso, os prazos para a apresentação de uma ação judicial nos tribunais britânicos já teriam expirado há mais de um ano.

A petição sustenta, no entanto, que o conteúdo original da BBC pode ser acessado por pessoas nos Estados Unidos. Segundo a argumentação, produções da emissora, incluindo a série “Panorama”, da qual o documentário faz parte, estariam disponíveis por meio da plataforma de streaming BritBox ou com o uso de serviços de rede privada virtual (VPN).

Alcance e funcionamento da BBC

Fundada há 103 anos, a BBC é considerada uma instituição nacional no Reino Unido. Seu financiamento ocorre por meio de uma taxa anual de licença no valor de 174,50 libras (cerca de US$ 230), paga por cada residência que assiste à televisão ao vivo ou consome conteúdos da emissora.

A rede opera sob os termos de uma carta que a obriga a manter imparcialidade editorial. Por essa razão, a BBC costuma ser alvo de fiscalização intensa e críticas frequentes tanto de setores conservadores quanto de grupos liberais, especialmente em coberturas políticas sensíveis.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a