Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Justiça italiana pede cumprimento da pena de Robinho no Brasil por crime de estupro

Robinho e o amigo Ricardo Falco foram condenados em última instância pela Justiça italiana

18/02/2023 às 02:04 por Redação Plox

O governo italiano solicitou ao Brasil que o ex-jogador de futebol Robinho cumpra a pena de nove anos de prisão em território brasileiro por um crime de estupro cometido em 2013, em uma boate em Milão. O pedido foi assinado pelo ministro da Justiça italiano em 24 de janeiro e encaminhado ao governo brasileiro por canais diplomáticos no dia 31, conforme noticiado pelo portal UOL e confirmado pela PLOX.
Robinho e o amigo Ricardo Falco foram condenados em última instância pela Justiça italiana por envolvimento no crime sexual. A Suprema Corte da Itália ratificou a condenação em dezembro de 2021, o que motivou o pedido de cumprimento da pena no Brasil.
A Constituição brasileira proíbe a extradição de nacionais, o que impediu que Robinho fosse extraditado para a Itália. No entanto, a lei brasileira permite o cumprimento de pena em território nacional quando há condenação em outro país.
O texto do Governo italaino diz que "constatado que o próprio Ministério brasileiro manifesta a possibilidade de formular um pedido de execução no Brasil da pena infligida na Itália ao nacional Robson de Souza, a Procuradoria da República junto ao Tribunal de Milão, pediu que seja dado andamento ao processo previsto no Tratado de Extradição entre Itália e Brasil, à luz da lei da Migração n. 13.445/2017 e que considerado portanto que a referida execução pode ser solicitada ao abrigo do artigo 6, parágrafo 1 do Tratado de Extradição entre a Itália e o Brasil".

 

Foto: reprodução Facebook Robinho


Ainda não há uma data definida para que Robinho comece a cumprir a pena no Brasil. O ex-jogador pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).
O caso de Robinho gerou grande repercussão na mídia e na opinião pública e provocou manifestações de organizações de defesa dos direitos das mulheres. Em entrevista à CNN, o advogado da vítima, Carlo Rienzi, afirmou que "nunca foi uma questão de indenização, de dinheiro", mas sim de justiça e de reparação para a vítima.
Robinho já havia sido absolvido em primeira instância pelo Tribunal de Apelação de Milão em 2020, mas a Suprema Corte da Itália reabriu o processo e confirmou a condenação em 2022. Além desse caso, o ex-jogador enfrenta processos na justiça brasileira por suspeita de envolvimento em outros crimes, como a violência sexual contra uma mulher em 2013 e o uso de documentos falsos para obtenção de visto para jogar na Europa.
A decisão da Justiça italiana reforça a intenção de se combater a cultura do estupro e de se garantir que crimes sexuais sejam punidos de forma adequada. 

Compartilhar a notícia

Veja também
prêmios
GERAL

Aciapi e CDL de Ipatinga entregam prêmios da campanha Amor Premiado 2021

Ao todo, foram entregues aos sorteados três vales-compra de R$ 1.000 para serem gastos nas lojas participantes da campanha e dois vales-compra de R$ 500 para gastar no Ipatinga Shop

GERAL

Vídeo; ex-funcionário invade escola, faz quebradeira e é detido pela PM em Contagem

Imagens registradas por celulares mostram o homem segurando um pedaço de cadeira e destruindo janelas

Justiça inocenta militar acusado de matar vizinho em Juiz de Fora
GERAL

Justiça inocenta militar acusado de matar vizinho em Juiz de Fora

Juíza arquiva processo ao aceitar legítima defesa; família da vítima promete recorrer

Vídeo: motoristas trafegam na contramão por falha de sinalização em trevo da BR-381 em Caeté
GERAL

Vídeo: motoristas trafegam na contramão por falha de sinalização em trevo da BR-381 em Caeté

Falta de sinalização no acesso de Caeté provoca acidentes e revolta motoristas

para você
Moraes destaca que Constituição de 1988 bloqueou riscos de golpismo no Brasil
POLíTICA

Moraes destaca que Constituição de 1988 bloqueou riscos de golpismo no Brasil

Ministro do STF afirmou que Carta Magna garantiu independência e autonomia ao Judiciário para enfrentar populismo e pressões políticas

Matrículas caem nas faculdades privadas em 2025 com forte queda na EAD
EDUCAçãO

Matrículas caem nas faculdades privadas em 2025 com forte queda na EAD

Relatório da ABMES revela retração no ensino a distância, enquanto modelo presencial mostra sinais de recuperação no primeiro semestre

Sine-MG oferece mais de 13,3 mil vagas de emprego; saiba mais
EMPREGO

Sine-MG oferece mais de 13,3 mil vagas de emprego; saiba mais

Vagas estão disponíveis em todo o estado

Vacinação Ipatinga
SAúDE

Ipatinga amplia vacinação contra Covid-19 para os idosos a partir de 66 anos

A expectativa é contemplar com a primeira dose todos os 4.600 idosos deste grupo até sexta-feira (9)