Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Força Estadual do SUS capacita profissionais do Vale do Aço para combate às arboviroses

Treinamento reuniu médicos e enfermeiros para aprimorar o manejo clínico de dengue, zika, chikungunya e febre amarela

17/02/2025 às 18:42 por Redação Plox

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta segunda-feira (17), um encontro da Força Estadual do SUS no Vale do Aço. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Timóteo e teve como foco a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da região para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O treinamento contou com a participação de sete médicos e cinco enfermeiras, que ministraram palestras e orientações para fortalecer a vigilância em saúde. A iniciativa busca preparar os profissionais para atuar em cenários de surtos, risco epidemiológico e outras situações emergenciais de saúde pública.

Foto: Divulgação

Importância da ação no combate às arboviroses

O superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, André Luiz Custódio de Paula, destacou o papel essencial da SES-MG no suporte aos municípios durante períodos de maior incidência dessas doenças.

“Esse momento é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, onde temos a oportunidade de atualizar fluxos, protocolos e discutir o manejo adequado de arboviroses e outras doenças, sempre com a otimização da assistência à vigilância”, ressaltou.

Além desse evento, outras ações foram implementadas na região, incluindo oficinas para agentes de combate a endemias e o uso de drones para mapear e identificar focos do mosquito Aedes aegypti.

Ações em todo o estado

Segundo Marcela Lencine Ferraz, diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, essa capacitação será realizada nas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas Gerais, permitindo maior integração entre os profissionais da rede pública.

A diretora também ressaltou a importância da participação da população na prevenção.

“Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas, e é onde as pessoas podem atuar: evitar o acúmulo de água parada e descartar corretamente o lixo. Alguns minutinhos gastos durante a semana podem ter um impacto positivo, evitando que novos casos aconteçam”, alertou.
Foto: Divulgação

O Estado de Minas Gerais segue monitorando de perto o avanço das arboviroses e intensificando estratégias para reduzir a proliferação do mosquito transmissor.

Compartilhar a notícia

para você
Timóteo marca presença em encontro nacional sobre gestão das águas em Vitória
EDUCAçãO

Timóteo marca presença em encontro nacional sobre gestão das águas em Vitória

Município mineiro participa ativamente do ENCOB 2025, realizado em Vitória, e fortalece sua atuação em políticas ambientais

POUPANÇA-CALCULADORA-DINHEIRO
ECONOMIA

Poupança perde para a inflação em fevereiro e interrompe sequência de ganhos

Rentabilidade real da caderneta fica negativa, contrariando tendência de ganho observada desde o ano passado

PM apreende bicicletas motorizadas em operação contra perturbação do sossego em Fabriciano
POLíCIA

PM apreende bicicletas motorizadas em operação contra perturbação do sossego em Fabriciano

Adolescentes foram flagrados conduzindo veículos irregulares no bairro Serra Azul; bicicletas foram removidas ao pátio credenciado

modelo
FAMOSOS

Musa do OnlyFans posa nua para a revista; veja algumas fotos

Foi na pandemia que ela enxergou a oportunidade de explorar seu lado sensual para ganhar dinheiro