Receita Federal diz que já auditava possíveis vazamentos de dados fiscais após pedido de Moraes

Órgão afirma que apuração interna começou em 12 de janeiro e envolve acessos a informações de ministros do STF, familiares e outras pessoas nos últimos três anos

17/02/2026 às 11:47 por Redação Plox

A Receita Federal se pronunciou após a operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (17), que apura possíveis vazamentos de dados fiscais envolvendo autoridades, entre elas ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sede da Superintendência da Receita Federal

Sede da Superintendência da Receita Federal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Auditoria interna aberta a pedido de Alexandre de Moraes

Em comunicado, o órgão informou que já havia uma auditoria interna em andamento, instaurada em 12 de janeiro a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do STF. De acordo com a Receita, o trabalho busca identificar eventuais desvios no acesso a dados de ministros do Supremo, de seus familiares e de outras pessoas ocorridos nos últimos três anos.

O trabalho foi incluído em procedimento que já havia sido aberto no dia anterior pela Corregedoria da Receita Federal com base em notícias veiculadas pela imprensa. A auditoria, que envolve dezenas de sistemas e contribuintes, está em andamento, sendo que desvios já detectados foram preliminarmente informados ao relator no STF. Receita Federal

Sistemas rastreáveis e punição a irregularidades

A Receita Federal ressaltou que seus sistemas permitem rastrear todos os acessos, o que possibilita detectar, auditar e punir qualquer desvio, inclusive na esfera criminal.

O órgão afirmou ainda que, desde 2023, foram reforçados os controles de acesso a dados, com maior restrição aos perfis autorizados e ampliação de alertas internos. Nesse período, foram concluídos sete processos disciplinares, que resultaram em três demissões e em outras sanções administrativas.

Segundo a Receita, esse mesmo rigor continuará orientando todo o processo de apuração sobre acessos e eventuais vazamentos de informações fiscais de autoridades.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a