Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Haddad defende imposto sobre compras online e aponta cobrança estadual

Ministro da Fazenda afirmou que tributos sobre plataformas internacionais envolvem ICMS, imposto estadual, além da taxa federal de importação

17/03/2025 às 21:15 por Redação Plox

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a tributação sobre plataformas internacionais de comércio eletrônico e destacou que parte dos impostos cobrados em compras online são de responsabilidade dos estados.


Imagem Foto: Redes sociais

Durante sua participação no podcast Flow nesta sexta-feira (7), Haddad esclareceu que o primeiro tributo exibido nas ofertas de produtos em sites como Shopee e Shein é o ICMS, que é estadual e não tem relação com o governo federal.


"ICMS não tem nada a ver com o governo federal. É um imposto estadual. Se o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, vier aqui, ninguém perguntará a ele por que taxou a Shopee. Assim como se o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, for entrevistado, ninguém perguntará sobre a taxação da Shein. A arrecadação desses impostos vai diretamente para os cofres estaduais", afirmou Haddad.


Além disso, o ministro explicou que o imposto de importação mínimo de 20% sobre compras online foi aprovado por unanimidade no Congresso, com apoio de todos os partidos, inclusive o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Haddad criticou a disseminação de informações falsas sobre o tema e citou a frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, ao afirmar que uma mentira repetida muitas vezes pode ser aceita como verdade. Ele reiterou que a taxação foi uma medida solicitada pelo varejo nacional, que enfrentava dificuldades devido à concorrência com plataformas estrangeiras.


"O que o Congresso fez foi nivelar. Infelizmente, estamos num ambiente virtual sem filtros, onde combater fake news é um grande desafio, especialmente quando há dinheiro envolvido para manchar a reputação de alguém", declarou.


Ainda na entrevista, o ministro abordou a questão fiscal e criticou setores que defendem corte de gastos, mas resistem quando benefícios concedidos a eles próprios são revistos. Segundo Haddad, a dificuldade de ajuste nas contas públicas não é técnica, mas política, devido à pressão de grupos empresariais.


Ele mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitiu ajustes na Constituição para manter o arcabouço fiscal e reforçou investimentos em saúde e educação. Haddad também comentou o desempenho da economia, afirmando que o PIB está em um patamar satisfatório e o desemprego atingiu mínima histórica. No entanto, alertou para a necessidade de equilibrar oferta e demanda para conter a inflação, citando produtos como o café, cuja procura global aumentou consideravelmente.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Assembleia de Minas deve votar Orçamento de 2025 nesta semana

Entendimento entre os Poderes viabilizou a votação, com inclusão de ajustes no IPSM e créditos para o Judiciário e outras instituições

politicando
POLíTICA

Politicando: "Mais Médicos" é relançado e governo federal promete prioridade a brasileiros

O Politicando chega a mais uma edição trazendo as principais notícias do cenário político nacional. Confira abaixo:

Ex-comandante confirma que Bolsonaro propôs estado de sítio após derrota eleitoral
POLíTICA

Ex-comandante confirma que Bolsonaro propôs estado de sítio após derrota eleitoral

General Freire Gomes relata ao STF que Bolsonaro apresentou minuta de intervenção e recebeu apoio apenas do então comandante da Marinha

Deputados pedem a Lula mais prazo no Propag para evitar privatizações
POLíTICA

Deputados pedem a Lula mais prazo no Propag para evitar privatizações

Parlamentares entregam documento ao presidente em Contagem solicitando prorrogação de prazo para avaliação de ativos estaduais

para você
Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

EBC
ECONOMIA

Mudança de Itens na Cesta Básica: Uma Nova Aposta do Governo para Erradicar a Fome no Brasil

Movimento deve vir junto à erradicação da fome no Brasil

Agustin rebate Janja e a desafia a mostrar gastos com viagens
FAMOSOS

Agustin rebate Janja e a desafia a mostrar gastos com viagens

Após comentário de Janja sobre maquiador, Agustin Fernandez contesta e desafia primeira-dama a divulgar comprovantes de despesas

LAZER

Tendências para festas de 15 anos em 2024; saiba o que está em alta

Simplificação e temas despojados dominam as escolhas das debutantes, com ênfase em cores específicas e elementos naturais.