O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, nesta segunda-feira (18), o crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mês de janeiro. O avanço foi registrado pelo Banco Central e superou as projeções do mercado financeiro, que estimavam um aumento de apenas 0,22%.
Foto: Presidência Em suas redes sociais, Lula destacou o resultado positivo e reforçou seu otimismo para o desempenho da economia em 2025. “A economia brasileira cresceu 0,9% em janeiro de 2025 em comparação com o mês anterior, a maior alta desde junho do ano passado. Economia crescendo, a indústria aquecida e mais empregos para os brasileiros. Por essas e outras que eu digo que esse é o ano da colheita”, afirmou o presidente.
O crescimento da economia no início do ano, no entanto, ocorre em meio a um cenário de juros elevados. A taxa Selic está atualmente em 13,25%, e a expectativa do mercado é de que o Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne nesta quarta-feira (19), decida por um aumento de um ponto percentual, elevando a taxa para 14,25%.
Com o aquecimento da economia e do consumo, analistas preveem que os juros possam alcançar até 16% no segundo semestre de 2025. Essa projeção contrasta com as expectativas do governo, que espera uma redução na taxa de juros sob o comando de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central indicado por Lula.