Belo Horizonte terá onda de frio e chuvas neste final de semana

Queda de temperatura provocada por massa de ar polar tende a se intensificar neste sábado, com temperaturas abaixo dos 20°C. Há riscos de deslizamento devido às chuvas

Por Plox

17/05/2019 08h07 - Atualizado há quase 5 anos

Belo Horizonte deve experimentar um dia com baixas temperaturas neste sábado, 18 de maio, quando os termômetros devem marcar máximas de 20°C. Os belo-horizontinos devem ainda aguardar chuva fraca, que deverá dar a sensação térmica de mais frio. 

Onda de frio- Foto: Agência Brasil

BH deve ter a primeira onda de frio do ano- Foto: Agência Brasil


Ainda nesta sexta-feira, a capital já começará a sentir a baixa na temperatura (21°C), já que uma massa de ar polar que vem da região Sul do país se encaminha para o Sudeste. O meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que neste final de semana será a “primeira onda de frio em Minas Gerais”. Na quarta-feira, os termômetros marcaram temperatura mínima de 15,2°C e máxima de 23°C. Em Maria da Fé, no sul do Estado, onde o frio sempre aparece, a temperatura mais baixa foi de 9,4°C.


Chuvas

Na quarta-feira, a chuva que caiu sobre BH foi atingida por um temporal, causando estragos, ruas fechadas e muitos transtornos em Venda Nova e região. A avenida Vilarinho foi uma das mais atingidas. Em apenas 1h20 de chuva, o volume foi duas vezes mais que a quantidade aguardada para maio. O índice foi 53,2 milímetros somente ontem. O Inmet informou que o volume esperado era de 28,1 milímetros. 


Um alerta da Defesa Civil alerta a população para a possibilidade de deslizamentos em três regiões da cidade: Venda Nova e regionais Norte e Nordeste de BH. Nessas regiões, o solo ficou encharcado devido aos temporais desses dias. Os problemas relacionados às chuvas (de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos) devem continuar até segunda-feira, 20, exigindo que os moradores fiquem atentos, a Defesa Civil:


“Em virtude dos acumulados das últimas chuvas e da tendência de novas precipitações para os próximos dias a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda atenção no grau de saturação do solo e à possibilidade de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras), em especial nas áreas de risco até as 23h de segunda-feira (dia 20)”.

 

>>> Leia mais: Fortes chuvas causam transtornos na avenida Vilarinho, em Venda Nova

Atualizada às 10h46

Destaques