Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Ex-prefeito de MG é condenado por homicídio e participação em organização criminosa

Sentença saiu 14 anos após o crime que envolveu execução equivocada e tentativa de homicídio; grupo agia com apoio de autoridades

17/05/2025 às 12:47 por Redação Plox

Um ex-prefeito de 82 anos, que administrou o município de Itanhomi, no Vale do Rio Doce, após ser eleito em 1988, foi condenado a 25 anos e três meses de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida 14 anos após os crimes pelos quais ele foi responsabilizado.


Imagem Foto: Divulgação/MPMG

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o ex-prefeito foi condenado por homicídio, tentativa de homicídio de outras duas pessoas e por envolvimento em uma organização criminosa conhecida como "Família". O grupo era composto por fazendeiros, políticos, empresários, policiais militares e civis, além de agentes penitenciários. Eles praticavam diversos crimes, como extorsão, corrupção ativa e passiva, concussão e homicídios encomendados.


O caso que levou à condenação ocorreu em 2011. De acordo com a denúncia, o grupo planejou uma emboscada contra um suspeito de furto em uma fazenda do ex-prefeito. A execução, no entanto, falhou: os três criminosos contratados mataram o irmão do alvo por engano e ainda feriram outras duas pessoas presentes no local. Os executores foram presos enquanto tentavam fugir para uma cidade vizinha.


As investigações apontam que o crime teria sido encomendado por R$ 50 mil. Com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o MPMG avançou nas apurações e identificou outras práticas ilícitas do grupo. Em 2013, os primeiros julgamentos foram realizados, mas o processo precisou ser anulado devido a indícios de compra de jurados e intimidação de testemunhas. O júri foi desmembrado, e novos julgamentos ainda devem ocorrer para os demais envolvidos.


Na época da sentença, o ex-prefeito cumpria prisão preventiva em regime domiciliar por conta de seu estado de saúde. O julgamento aconteceu na 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Conselheiro Pena, também situada no Vale do Rio Doce.


Compartilhar a notícia

Veja também
oiç.jpeg
POLíCIA

Identificadas vítimas do grave acidente envolvendo carro com placas de Ipatinga

Sandro.jpg
POLíCIA

Padrasto que estuprou e matou enteada de 9 anos tentou comprar silêncio dela

Sandro de Jesus Machado, o acusado, se disse arrependido de ter cometido a crueldade

a
POLíCIA

Policial militar detalha sobre a nova Operação de Proteção Escolar em MG

Ação mobiliza policiais e comunidade para, de forma articulada, ampliar medidas de prevenção e segurança

Adolescente agride funcionária de sorveteria após briga por pedido de açaí em Nova Era
POLíCIA

Adolescente agride funcionária de sorveteria após briga por pedido de açaí em Nova Era

Confusão começou após cancelamento e refazimento de pedido; jovem de 13 anos foi apreendida e levada ao Pelotão da PM

para você
Palmeiras termina em quarto lugar no mundial
ESPORTES

Palmeiras dá vexame no Mundial e termina com a pior campanha de um brasileiro

Time brasileiro terminou a competição sem marcar nenhum gol

Moraes cobra posição da PGR sobre segurança na casa de Bolsonaro
POLíTICA

Moraes cobra posição da PGR sobre segurança na casa de Bolsonaro

Pedido foi motivado por solicitação do deputado Lindbergh Farias, que teme possível fuga do ex-presidente durante prisão domiciliar

Polícia prende presidente de torcida do Flamengo por morte de vascaíno
ESPORTES

Polícia prende presidente de torcida do Flamengo por morte de vascaíno

Operação no Rio de Janeiro deteve seis suspeitos, incluindo o líder da organizada, por envolvimento na morte de torcedor do Vasco durante briga em Oswaldo Cruz

SAúDE

OMS declara mpox como emergência global novamente devido à nova variante

A OMS recomenda duas vacinas contra a mpox, porém nenhuma delas está sendo aplicada atualmente no Brasil