Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

"Ciclone Extratropical Causa Desastre no Sul do Brasil"

A aproximação do ciclone ao continente intensifica a probabilidade de danos, como deslizamentos, chuvas e ventos fortes, segundo a meteorologista Estael Sias.

17/06/2023 às 13:03 por Redação Plox

A Região Sul do Brasil foi assolada recentemente por um fenômeno de baixa pressão atmosférica conhecido como ciclone extratropical, resultando em três óbitos e onze desaparecimentos no estado do Rio Grande do Sul. Este tipo de ciclone surge fora dos trópicos, associado às frentes frias, e é encontrado nas médias e altas latitudes. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) afirmam que, no Hemisfério Sul, estes ciclones giram no sentido dos ponteiros do relógio.

 

Prefeitura POA Divulgação

Desenvolvimento do Ciclone e seus Efeitos

O ciclone que castigou o sul do Brasil teve origem no Oceano Atlântico, ao longo da semana passada, e se associou a uma frente fria. A baixa pressão nos níveis médio e alto da atmosfera amplificou a formação do ciclone em terra, transportando umidade do oceano para o continente. A aproximação do ciclone ao continente intensifica a probabilidade de danos, como deslizamentos, chuvas e ventos fortes, segundo a meteorologista Estael Sias.

Impactos na Região Sul

No estado do Rio Grande do Sul, o evento climático resultou em uma morte na cidade de São Leopoldo e inúmeros estragos em diversas cidades gaúchas, inclusive na capital, Porto Alegre. O governador Eduardo Leite divulgou que cinco municípios atingidos receberão mais de R$ 1 milhão em ajuda. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, por sua vez, acionou equipes de emergência para lidar com os problemas decorrentes do temporal.

A Situação em Porto Alegre

Na capital, a tempestade atingiu 146 pontos da cidade, com a queda de mais de 100 árvores, em sua maioria sobre a rede de alta tensão. O mau tempo provocou 65 ocorrências com bloqueio total das vias públicas por quedas de árvores, postes de iluminação e acúmulo de água. Além disso, várias unidades de saúde tiveram que ser fechadas em razão dos estragos.

Santa Catarina e a Mobilização dos Bombeiros

O fenômeno climático avança em direção ao alto-mar, passando próximo aos litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, teve residências atingidas pelas chuvas, deslocando 60 pessoas para um ginásio municipal. Segundo o comandante do 4º batalhão, tenente-coronel Henrique da Silveira, a prioridade foi o resgate do maior número de vítimas possível.

Alerta e Previsões Futuras

Mesmo com o deslocamento do ciclone em direção ao alto-mar, as equipes de resgate permanecem de prontidão, visto que o fenômeno ainda pode ocasionar mais chuvas e ventos fortes. A Marinha emitiu um alerta de ressaca do mar, informando que as ondas estão atingindo 3,5 metros de altura entre o Rio Grande do Sul e Florianópolis. Somente na tarde de sábado (17), acredita-se que o mar diminuirá de intensidade.

Os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam rajadas de ventos acima de 70 km/h na faixa leste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Em razão disso, há possibilidade de mais transtornos, como queda de árvores e postes de energia, além de destelhamentos de casas no litoral.

Auxílio às Vítimas

A Defesa Civil e as prefeituras dos municípios afetados estão prestando assistência às famílias desalojadas. Agasalhos e itens de higiene pessoal estão sendo fornecidos aos desabrigados, que foram acomodados em ginásios da prefeitura. O governador Eduardo Leite assegurou que o governo está mobilizado para atender à situação.

Resumo dos Danos e Ações Futuras

A passagem do ciclone extratropical deixou um rastro de destruição, com danos materiais significativos e perdas humanas. Ainda assim, as autoridades continuam em alerta máximo, dada a possibilidade de mais chuvas e ventos fortes. As equipes de resgate seguem de prontidão e a população tem sido aconselhada a evitar sair de casa quando possível. O incidente reforça a importância do monitoramento e preparação adequados para enfrentar tais fenômenos climáticos.

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Janja cobra controle da internet, xinga Elon Musk e ri de homem que morreu em explosão

"O bestão lá acabou se matando com fogo de artifício, mas, enfim... Incrível. A gente ri, mas é sério*, disse a primeira dama

Santana do Paraíso
GERAL

Santana do Paraíso: Ipaba do Paraíso receberá tratamento de esgoto

Expectativa da administração municipal é que em dois anos 95% da cidade esteja com o esgoto tratado

Foto: FAB/Governo Federal/Divulgação
GERAL

Segundo voo desembarca no Rio com passageiros e animais; operação "Voltando em Paz" segue em curso.

Brasileiros retornam de Israel em operação de resgate da FAB

lacta
GERAL

Após críticas conspiratórias, Lacta muda nome de bombom "feitiçaria"

O chocolate foi alvo de comentários acusando de mensagens ocultas

para você
sddsd
SAúDE

Dengue dispara no Brasil: Números dobram em relação a 2023, e seis mortes são confirmadas

Pioneiro na oferta do imunizante contra a dengue na rede pública, país enfrenta agora o desafio de administrar um estoque limitado de vacinas

Real Madrid vence o Barcelona de Messi por 2 a 1 pelo Campeonato Espanhol
ESPORTES

Real Madrid vence o Barcelona de Messi por 2 a 1 pelo Campeonato Espanhol

O time da casa dominou o jogo e foi cirúrgico nas ações ofensivas

ESPORTES

Clube negocia contrato bilionário de direitos de TV com Corinthians

Acordo de R$ 1,1 bilhão com a Liga Forte União aguarda aprovação do Conselho de Orientação do clube

Carreta pega fogo na Fernão Dias
POLíCIA

Carreta tomba e pega fogo na Rodovia Fernão Dias em Minas Gerais

O acidente causou congestionamento em ambos os sentidos da rodovia