Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Após pedido da defesa, Moraes ordena ao Google que revele autor de minuta de golpe

STF quer identificar quem publicou documento semelhante ao achado na casa de Anderson Torres; perícia também foi solicitada

17/06/2025 às 17:41 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a uma solicitação apresentada pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A medida obriga o Google a fornecer informações sobre quem tornou pública, na internet, uma minuta de golpe de Estado.


Imagem Foto:magem de arquivo/Divulgação/Nelson Jr./SCO/STF

De acordo com as investigações, esse conteúdo seria semelhante ao documento que a Polícia Federal encontrou durante uma operação de busca e apreensão realizada na casa de Torres, em Brasília, no mês de janeiro de 2023. A intenção é verificar se se trata do mesmo material que teria sido debatido em reuniões conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022.


Na decisão, Moraes afirmou que as diligências solicitadas têm relação com a instrução processual em curso. Ele destacou que as minutas descritas na acusação foram objeto de questionamentos tanto por testemunhas quanto pelos próprios réus, o que reforça a relevância do requerimento.


Os advogados de Anderson Torres também pediram uma perícia no material divulgado na internet. O objetivo é comprovar que o conteúdo da minuta encontrada na residência do ex-ministro e disponível online não guarda semelhanças com outros documentos apontados como antidemocráticos no decorrer da instrução do processo.


Atualmente, Anderson Torres é réu na investigação que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A Polícia Federal considera que ele integrava o "núcleo crucial" do plano supostamente elaborado, que inclui ainda o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis aliados.


No mesmo despacho, Alexandre de Moraes autorizou a realização de uma acareação entre Torres e o general Marco Antônio Freire Gomes, que comandava o Exército à época. O encontro está marcado para ocorrer na próxima terça-feira, na sede do STF, em Brasília.


Essa medida foi tomada logo após o término do prazo para que as defesas dos réus envolvidos no processo sobre a suposta trama golpista apresentassem novos pedidos de diligências. Essa é considerada a penúltima fase antes do julgamento da ação.


Todos os oito integrantes do núcleo investigado já foram ouvidos pelo ministro Moraes, relator do processo na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O colegiado é composto, além de Moraes, pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.


A investigação agora avança para os momentos finais, com novas diligências podendo ajudar a esclarecer os responsáveis e a veracidade do material discutido.


Compartilhar a notícia

Veja também
Lula chama ação de Israel em Gaza de genocídio e condena expansão de assentamentos
POLíTICA

Lula chama ação de Israel em Gaza de genocídio e condena expansão de assentamentos

Durante convenção do PSB, presidente afirma que ataques ultrapassam o direito à defesa e defende criação do Estado Palestino

Pacheco critica anistia em evento com Lula em Minas Gerais
POLíTICA

Pacheco critica anistia em evento com Lula em Minas Gerais

Durante cerimônia no Vale do Jequitinhonha, senador rejeita perdão aos envolvidos no 8 de janeiro e recebe apoio de Lula para 2026

Maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro, aponta Quaest
POLíTICA

Maioria dos brasileiros considera justa prisão domiciliar de Bolsonaro, aponta Quaest

Levantamento revela que mais da metade da população acredita que o ex-presidente agiu de propósito para provocar Alexandre de Moraes

Deputados pedem a Lula mais prazo no Propag para evitar privatizações
POLíTICA

Deputados pedem a Lula mais prazo no Propag para evitar privatizações

Parlamentares entregam documento ao presidente em Contagem solicitando prorrogação de prazo para avaliação de ativos estaduais

para você
GERAL

Influenciador foragido após atropelar recém-casado no Rio de Janeiro

BMW de Vitor Belarmino encontrada com manchas de vinho; polícia decreta prisão

LAZER

9-1-1 estreia nova temporada no Disney+ e mantém seu sucesso entre os fãs

Após migração para o Disney+, série 9-1-1 continua a conquistar espectadores com seu enredo intenso e elenco estelar

EMPREGO

Mais de 2 mil funcionários são demitidos por rede de supermercados no fim do ano

Desligamentos ocorrem em plena alta de vendas, período em que o varejo costuma ampliar o número de contratações. Empresa alega que movimento faz parte de ajustes no setor.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

53 anos de Daniella Perez: Gloria Perez emociona com homenagem nas redes sociais

'A casa está muda, sem festa, sem risos, sem dança. Mas no meu sentimento você está sempre espalhando alegria', escreveu a autora