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Chamada de "Rodovia da Morte", a BR-381 continua a cobrar um preço alto em vidas humanas devido à combinação de curvas perigosas, fluxo pesado de veículos e comportamento imprudente dos motoristas. Somente no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região do Rio Doce, foram registrados 51 acidentes mensais e uma média de cinco mortes por mês no primeiro semestre deste ano, resultando em aproximadamente dois feridos diariamente neste trajeto.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro semestre deste ano registrou a perda de 32 vidas no trecho, com um total de 308 acidentes e 445 pessoas feridas. Em comparação ao ano anterior, já se registra mais da metade do total de acidentes de 2022, quando foram contabilizados 500 acidentes, 611 vítimas e 50 mortes.
Privatização como caminho para a segurança
A chave para reverter esse cenário trágico pode estar na privatização da estrada. O leilão está marcado para 24 de novembro deste ano. O edital prevê uma concessão de 30 anos, incluindo um investimento de R$ 10 bilhões para aprimoramentos como a recuperação e a requalificação do pavimento, a melhoria da sinalização vertical e horizontal, a duplicação de 134 km da rodovia e a correção de 152 traçados.
Porém, as obras só devem começar a partir do segundo ano da concessão, prolongando-se até o oitavo. Durante o primeiro ano (2024), serão realizados trabalhos iniciais para garantir condições mínimas de segurança e trafegabilidade, incluindo o reforço na sinalização. Por outro lado, as melhorias vão impactar no bolso dos motoristas, que poderão enfrentar um custo extra entre R$ 55 e R$ 80 devido às cinco praças de pedágio que serão instaladas ao longo do trecho, custando entre R$ 11 e R$ 16 cada. Essas praças serão localizadas em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, com tarifas diferenciadas para pista simples e dupla.
A modernização do trecho inclui uma série de melhorias e implementações, como duplicações, faixas adicionais, correções de traçado, passagens de fauna, interseções e implementações tecnológicas. Entre as inovações, estão previstas a implantação de um Centro de Controle Operacional, cobertura completa de câmeras, Sistema de Detecção Automática de Incidentes, iluminação em LED e um aplicativo para chamadas de emergência.
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