Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vídeo: Vacimóvel chega à Câmara de Ipatinga e amplia acesso à vacinação

Veículo itinerante oferece vacinas para adultos no estacionamento do Legislativo com objetivo de facilitar imunização da população

17/07/2025 às 14:09 por Redação Plox

Nesta quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Ipatinga recebeu uma ação especial de saúde com a chegada do Vacimóvel, veículo adaptado da Secretaria Municipal de Saúde. A coletiva de imprensa aconteceu às 8h30 no estacionamento da sede do Legislativo e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, da secretária adjunta de Saúde, Elisângela Santana, e do enfermeiro Rafael Leone, referência técnica da Prefeitura.

Imagem Foto: Andressa Estevão/PLOX

O Vacimóvel ficará disponível no local das 8h às 11h e das 13h às 16h, oferecendo uma gama de vacinas para os servidores da Casa e para toda a população. Estão sendo aplicadas vacinas contra Gripe, Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral e Antitetânica, com foco em ampliar a cobertura vacinal da cidade e alcançar especialmente os grupos prioritários.



Segundo Rafael Leone, responsável pela sala de vacinas, a unidade móvel está equipada para atualizar o calendário vacinal dos adultos. Basta comparecer com documento de identificação, como CPF, para que o sistema identifique possíveis vacinas em atraso.

“Mesmo sem o cartão de vacina, a pessoa pode ser atendida aqui. O sistema nos permite ver tudo na hora”, afirmou Rafael. Ele destacou ainda que o Vacimóvel pode ser agendado para ir a empresas, escolas ou qualquer local com grande aglomeração, bastando enviar um e-mail para [email protected].



Vídeo: Andressa Estevão/PLOX

A iniciativa faz parte da estratégia da Prefeitura de descentralizar o acesso à imunização, levando os serviços a pontos estratégicos da cidade. A secretária adjunta de Saúde, Elisângela Santana, informou que o agendamento também pode ser feito diretamente pelo aplicativo oficial da Prefeitura, o “Fala Aí, Ipatinga”. Além disso, foi anunciado o lançamento do “Selo Ouro de Imunização”, destinado a empresas que colaborarem com o programa, possibilitando a vacinação de seus funcionários em parceria com a equipe de saúde.




Vídeo: Andressa Estevão/PLOX

“A intenção, quando a gente adquiriu o Vacimóvel, é levar a vacina próximo da população nos ambientes centrais, em empresas, em escolas, em órgãos públicos”, explicou Elisângela Santana.

Já o presidente da Câmara, Ley do Trânsito, destacou a importância da ação no coração comercial da cidade:
“Estamos numa área central da cidade, com grande circulação de pessoas e próximo ao comércio. É uma forma de contribuir com a saúde pública, oferecer comodidade para a população e proteger nossos servidores, facilitando o acesso às vacinas para todos que passarem por aqui.” Vídeo: Andressa Estevão/PLOX

A vacinação itinerante já passou por creches e berçários de Ipatinga, imunizando educadores com vacinas como DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche). Agora, com a presença na Câmara, a expectativa da equipe é atender o maior número possível de cidadãos ao longo do dia.

“Quanto mais gente vier, melhor”, reforçou Rafael Leone.



O município celebra o fato de já ter alcançado a meta nacional de imunização, entre 85% e 95%, mas continua empenhado em ultrapassar essa marca, especialmente entre os grupos de risco. “Nossa equipe é maravilhosa, nota mil. E queremos que todos mantenham seu cartão de vacinação atualizado para evitar doenças respiratórias e aliviar a demanda nos serviços de urgência”, concluiu Elisângela.


Compartilhar a notícia

Veja também
hand-4566536_1280.jpg
SAúDE

Após bariátrica, ipatinguense garante direito de reparar mamas

Plano de saúde foi obrigado a arcar com despesas do procedimento cirúrgico

SAúDE

EUA proíbem eritrosina; Anvisa avalia impacto do corante vermelho usado no Brasil

Corante vermelho nº 3, associado a riscos à saúde, permanece permitido no Brasil para alimentos e medicamentos.

 Foto: Pixabay/Divulgação
SAúDE

Aumento de 754% nos casos de Arboviroses em Minas Gerais e primeira morte de 2024 confirmada

Diante do alarmante crescimento de casos de dengue, chikungunya e zika, Minas Gerais enfrenta desafios crescentes no controle de arboviroses

cvcv
SAúDE

Reumatologista do HMC orienta sobre os fatores de risco e os sintomas da Chikungunya

As autoridades em saúde classificam a evolução da patologia em estágios

para você