Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Famosos

Filha de fotógrafo desabafa após demissão de Alex Silva no Estadão

Dispensa ocorreu dias depois de foto polêmica de Alexandre de Moraes em clássico paulista; jornal nega ligação entre os fatos

18/08/2025 às 01:03 por Redação Plox

A recente demissão do fotógrafo Alex Silva, que trabalhou por 23 anos no jornal O Estado de S. Paulo, ainda gera repercussão. A saída do profissional aconteceu no dia 7 de agosto, poucos dias depois de ele registrar uma cena polêmica envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30 de julho.


Imagem Foto: STF

Na ocasião, Moraes foi flagrado fazendo um gesto obsceno em um dos camarotes da Neo Química Arena. Alex Silva conseguiu três fotogramas do momento e enviou as imagens para o Estadão, que as publicou em destaque na home de seu site, mantendo-as durante todo o dia seguinte. Apesar disso, a capa do jornal não trouxe a foto, diferentemente da Folha de S. Paulo, que a estampou no dia seguinte. O registro também foi comercializado com outros veículos, incluindo a CNN.


Após a divulgação da imagem, o nome do fotógrafo passou a ser associado à polêmica. No entanto, foi sua filha, Lara Prado, quem trouxe novos desdobramentos ao caso. Em um vídeo publicado no Instagram, dentro de um carro, ela disse que iria contar "toda a história". Lara afirmou que seu pai foi escalado justamente para encontrar Alexandre de Moraes no estádio e relatou que, após o clique, a sequência de fatos culminou na dispensa.


“Após uma semana da foto, meu pai foi chamado na sede do Estadão e informado que seria desligado por motivos administrativos, sem mais justificativas”

, afirmou. Ela ainda destacou os 35 anos de carreira do pai como fotógrafo, sendo 23 deles dedicados ao jornal. Em tom de indignação, questionou: “Você acredita nessa justificativa ou não?”.

O Estadão, por sua vez, negou qualquer relação entre a dispensa e a imagem do ministro. Em nota enviada à CNN, o jornal ressaltou que a decisão já estava prevista como parte de uma redução de quadros na editoria de Fotografia. A empresa afirmou que a foto de Moraes teve "relevante valor jornalístico" e que foi amplamente utilizada tanto no site quanto na edição impressa, além de ter sido vendida para diversos veículos.


Segundo o comunicado,
“O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial”

Com o desabafo da filha e a justificativa do veículo, o episódio segue repercutindo, levantando debates sobre possíveis pressões externas e a relação entre cobertura jornalística e liberdade editorial.


Compartilhar a notícia

Veja também
kiko.jpg
FAMOSOS

Morre em Curitiba o ator Kito Junqueira

O amigo Ricardo Peixoto conversou com o ator e depois, a esposa de Kito ligou "desesperada, dizendo que ele tinha passado mal repentinamente"

‘Morto por dentro’: Leonardo revela abalo emocional com divórcio do filho Zé Felipe
FAMOSOS

‘Morto por dentro’: Leonardo revela abalo emocional com divórcio do filho Zé Felipe

Cantor sertanejo desabafa sobre separação de Zé Felipe e Virginia e diz ter desenvolvido herpes devido ao impacto

Thiago Martins, Ramille, Nathalia Dill, Isacque Lopes e Juliana Paiva serão irmãos, netos de Frida em Família é tudo, que estreia amanhã - (crédito: Globo/Divulgação)
FAMOSOS

Globo sem projetos de novelas das sete para 2025 levanta questões

Após estreia de "Família é Tudo", emissora enfrenta desafio de programação sem novas tramas confirmadas para o horário.

Virginia Fonseca tem dívida e pode perder bens
FAMOSOS

Virginia Fonseca tem dívida e pode perder bens

Influenciadora teve cobrança judicial por IPTU atrasado em Londrina; valor supera R$ 6 mil

para você
Voluntárias costuram até 500 casacos para pessoas em situação de rua no RJ
GERAL

Voluntárias costuram até 500 casacos para pessoas em situação de rua no RJ

Iniciativa solidária em Nova Iguaçu pretende distribuir gratuitamente peças produzidas por alunas de curso de costura

cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro vira contra o Sport e vence mais uma no Mineirão

Raposa chegou a sétima vitória em sete jogos como mandante na Série B

Deslizamento de terra em Antônio Dias
POLíCIA

Confirmada a terceira morte em queda de barranco em Antônio Dias

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ainda segue desaparecida

Fabriciano
ECONOMIA

Servidores da Prefeitura de Fabriciano receberão salário com recomposição da inflação de 10,16%

O município pagará a recomposição da inflação já na folha deste mês, quitada no último dia útil do mês