Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Operação da PF provoca crise política e esvazia plenário da ALMG

Investigação sobre corrupção ambiental gera troca de acusações entre parlamentares e deixa sessão marcada por tensões e esvaziamento

17/09/2025 às 22:49 por Redação Plox

O início dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (18/9), foi marcado por um ambiente de tensão causado pela operação "Rejeito", deflagrada pela Polícia Federal para apurar um esquema de mineração ilegal e corrupção em órgãos ambientais.


Imagem Foto: Gil Leonard 

Parlamentares de oposição apontaram o governo Romeu Zema (Novo) como responsável por ter criado condições que, segundo eles, favoreceram empresários envolvidos no caso. A deputada Lohanna (PV) recordou mudanças feitas em 2023, quando o licenciamento ambiental deixou de ser responsabilidade das superintendências regionais e passou para uma subsecretaria, subordinando a fiscalização ao poder político.
“Na época, nós alertamos como isso subordinaria o poder de fiscalização do Estado ao poder político. Hoje (17/9), o que temos? Uma fiscalização da Polícia Federal investigando nosso superintendente de fiscalização. É o que a gente avisava”

, declarou.

Após a fala da parlamentar, Antônio Carlos Arantes (PL) rebateu, lembrando que a operação também atingiu servidores federais. Para ele, a atuação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do governo federal precisa ser igualmente investigada.
“Não são apenas servidores do Estado. É principalmente a ANM e o governo federal. Tem que investigar sim, mas é preciso deixar claro: é um complô, uma quadrilha, que normalmente vem de cima para baixo. Os órgãos federais também estão envolvidos até o pescoço nisso”

, afirmou.

Apesar da discussão acalorada, os trabalhos seguiram pela manhã com ataques ao governo estadual. Já no período da tarde, a sessão ordinária foi esvaziada, mas os discursos da oposição continuaram sem manifestações em defesa de Zema.


Entre os investigados pela Polícia Federal estão nomes ligados ao Estado, como Rodrigo Gonçalves Franco, ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), exonerado no último sábado; Vitor Reis Salum Tavares, diretor de Gestão Regional da Feam; e Fernando Benício de Oliveira Paula, representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Todos são servidores estaduais.


A investigação também alcança figuras ligadas ao governo federal, entre elas Caio Mário Trivellato Seabra Filho, diretor da ANM; o delegado Rodrigo de Melo Teixeira, ex-superintendente da PF em Minas e atual diretor de Administração e Finanças do Serviço Geológico do Brasil (SGB); além de Débora Maria Ramos do Nascimento França, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais.


A operação, que atinge tanto servidores estaduais quanto federais, provocou um ambiente de crise na ALMG, ampliando o clima de confronto político e fragilizando o andamento da reunião plenária.


Compartilhar a notícia

Veja também
Rosa Weber
POLíTICA

Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Apesar da manifestação da ministra, o julgamento virtual foi suspenso por um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso para levar o processo para análise do plenário presencial. A data da retomada do julgamento não foi definida

POLíTICA

Dia Nacional do Funk é instituído; Lula ressalta reconhecimento merecido

Presidente destaca a relevância cultural e social do gênero nascido nas periferias

palacio
POLíTICA

Entenda como funciona a transição de governo

Lei obriga o governo a passar informações sobre a administração

zanin
POLíTICA

Lula indica seu advogado ao STF

A expectativa pela indicação vem desde a transição de governo

para você
Turismo religioso e cultural: Ouro Preto encanta com tapetes de Páscoa
LAZER

Turismo religioso e cultural: Ouro Preto encanta com tapetes de Páscoa

Entre fé e arte: um passeio pelas tradições de Ouro Preto

 Foto: Reprodução/Instagram/@carlosandregomes1105
FAMOSOS

Carlos André, o menino que saiu de Mossoró para conhecer Xuxa, retorna à TV

. A jornada, que começou com um menino audacioso querendo realizar um sonho, culminou com uma participação no icônico "Xou da Xuxa"

Ex-goleiro Bruno diz que tentou reaproximação com Bruninho, mas contato foi barrado
ESPORTES

Ex-goleiro Bruno diz que tentou reaproximação com Bruninho, mas contato foi barrado

Em declaração, ex-goleiro afirmou que só deve satisfações ao filho e lamentou o rompimento do contato provocado pela avó do garoto

ipatinga
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga afirma que vai reformar 18 UBS’s e construir três novas Unidades

Obras começam na próxima semana e devem ser concluídas até o final de 2023