Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Timóteo dá posse a novos membros do Conselho de Assistência Social

Cerimônia oficializou conselheiros que atuarão no fortalecimento das políticas públicas de proteção social pelos próximos dois anos

17/09/2025 às 12:31 por Redação Plox

Com o propósito de fortalecer a participação social nas decisões sobre políticas públicas, a cidade de Timóteo realizou, na última semana, a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O evento simbolizou mais um passo rumo a uma gestão transparente e voltada para o bem-estar coletivo.


Imagem Foto: Divulgação

Durante a solenidade, foram empossados oficialmente os 20 novos conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes, para um mandato de dois anos. Eles terão como missão analisar e aprovar projetos, fiscalizar os recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e promover o fortalecimento da rede socioassistencial no município.


Imagem Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Assistência Social é uma instância permanente de deliberação e controle social. Sua estrutura é composta por representantes do governo e da sociedade civil, como trabalhadores do SUAS, usuários e organizações da sociedade civil (OSCs). O CMAS desempenha funções essenciais como discutir, acompanhar, aprovar e monitorar os serviços prestados por unidades como CRAS, CREAS, acolhimentos institucionais e entidades parceiras.


A regularidade do funcionamento do conselho é condição indispensável para que o município continue recebendo repasses do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme estipula a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Entre as atribuições anuais, destacam-se a aprovação do Plano Municipal de Assistência Social, a análise de novas inscrições de OSCs e a manutenção das entidades já cadastradas.


Para o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, esse momento representa o fortalecimento da cidadania ativa.
“O Conselho de Assistência Social é essencial para garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, com justiça, transparência e respeito. Timóteo segue firme no propósito de cuidar das pessoas”, afirmou.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Souza, também destacou a importância do espaço democrático.
“A assistência social não se faz apenas com recursos, mas com sensibilidade, compromisso e participação. Os novos conselheiros terão um papel fundamental na formulação de estratégias que promovam dignidade e inclusão para todos”, ressaltou.

A nova composição do CMAS e suas representatividades foram estabelecidas pelo Decreto N° 6.229, de 12 de setembro de 2025, enquanto a formação da Mesa Diretora está disposta na Resolução 153/2025, publicada em 15 de setembro.


Ao final da cerimônia, reforçou-se que a atuação do conselho é fundamental para garantir a transparência e a efetividade das ações da Assistência Social. É por meio desse canal que a comunidade tem voz ativa na formulação e fiscalização das políticas públicas. A cidade de Timóteo, mais uma vez, reafirma seu compromisso com uma gestão inclusiva, baseada no diálogo e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.


Compartilhar a notícia

Veja também
Minas conquista 1º lugar nacional em redação do Enem entre escolas públicas estaduais
EDUCAçãO

Minas conquista 1º lugar nacional em redação do Enem entre escolas públicas estaduais

Com média de 621,5 pontos, estudantes mineiros superam todos os estados e refletem impacto de investimentos em tecnologia e preparação

CSFX
EDUCAçãO

CSFX conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada ontem (12), de forma virtual

Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Belo Horizonte registra 18 casos de Bullying em Escolas Municipais em 2023

Nova legislação criminaliza prática de bullying e cyberbullying, com penas severas para violações contra crianças e adolescentes

EDUCAçãO

Governo de SP adia programa de escolas cívico-militares para 2026 após suspensão judicial

Projeto estadual de escolas cívico-militares, inicialmente previsto para 2025, aguarda decisão do STF sobre ações de inconstitucionalidade

para você
aperam.jpg
LAZER

Seminário qualifica organizações e profissionais que atuam com Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Estiveram presentes representantes dos municípios da região Metropolitana do Vale do Aço

BC: contas externas têm saldo negativo de US$ 1,58 bilhão em julho
ECONOMIA

BC: contas externas têm saldo negativo de US$ 1,58 bilhão em julho

Resultados são consistentes com o crescimento da atividade econômica

HMC-recebe-Selo-de-Qualidade-da-Enfermagem.jpg
SAúDE

HMC é o 1º hospital de MG a receber Selo de Qualidade da Enfermagem pelo COFEN

Instituição recebeu a visita dos avaliadores dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e obteve mais de 94% de aprovação nos requisitos avaliados.

vfv
GERAL

"Operação Alerta Verde" intensifica vistorias em lotes de Coronel Fabriciano

Prefeitura e Bombeiros se unem em ação preventiva contra incêndios em terrenos vagos