Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

MPE é favorável à impugnação de Dr. Juliano pedida por Nardyello

Uma ação pede a inelegibilidade de Dr. Juliano em função de uma condenação no TCE-MG no período em que era secretário da Saúde do governo de Robson Gomes

17/10/2020 às 19:42 por Redação Plox

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) impetrada em desfavor da chapa encabeçada pelo candidato à Prefeitura de Ipatinga, Médico Dr. Juliano (PTB).  

O parecer do MPE foi emitido na última quarta-feira (14). No documento, o órgão público acata o pedido ajuizado pela coligação “Para Ipatinga Não Parar”, encabeçada pelo candidato Nardyello Rocha (Cidadania). Na ação, a coligação pede que o candidato Dr. Juliano seja declarado inelegível devido a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em uma condenação da época em que o candidato foi secretário da Saúde no município de Ipatinga-MG, no governo do ex-prefeito Robson Gomes.  

Acusação
Na AIRC, os advogados da coligação “Para Ipatinga Não Parar” alegaram que em uma “Inspeção Extraordinária” realizada pelo TCE-MG, o orgão levantou quatro irregularidades e, uma delas, deveria acarretar no indeferimento do registro de candidatura do mesmo e em sua inelegibilidade.

“A quarta irregularidade foi analisada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e, diante da evidência de dano ao erário, foi determinado o ressarcimento no valor de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais)”, disseram os advogados.  

Motivo da condenação

A condenação mencionada, que recaiu sobre o candidato Juliano Nogueira Morais, se refere a um programa de computador contratado à uma empresa, que o mesmo aprovou a compra quando era secretário da Saúde do então prefeito Robson Gomes. Segundo a inspeção do TCE-MG, além do pagamento ter sido feito de forma antecipada, o produto adquirido não foi devidamente entregue.  

No centro, o ex-prefeito Robson Gomes e, à sua direita, Dr. Juliano, secretário da Saúde à época. Foto: Divulgação/PMI

 

Os advogados da coligação, no documento, citam um acórdão do TCE-MG do último 3 de dezembro, transitado em julgado no dia 27 de fevereiro desse ano, determinando que o candidato Dr. Juliano faça o ressarcimento do valor de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), “em razão da ausência de comprovação de que os serviços contratados com a empresa Global Tech Informática Ltda. foram efetivamente prestados”, conforme dispõe o acórdão anexo aos autos.

“Cabe informar que durante a inspeção foi realizada entrevista com o atual Secretário Municipal de Saúde, Sr. Arlen Marcos Ferreira, e com o Gerente do Serviço Municipal de Dados, Sr. José Geraldo de Araújo Neto, fl. 809 a 811, na qual foi registrado que o referido programa não se encontrava em funcionamento e, sim, em fase de implantação, no entanto, não havia documento comprobatório de tal implantação. Registre-se que embora nas notas de empenho das despesas quitadas em 28/04/2010, fl. 814, 818,822 e 827, tenha sido registrada a liquidação dos gastos pela Srta. Célia Dias de Siqueira, naqueles documentos foram informados que ‘para os fins previstos no artigo 63 da Lei 4320/64, que a liquidação foi precedida com base na nota de empenho indicada e no título de crédito especificado, onde consta a declaração da entrega do material e/ou da efetiva prestação de serviço”, destacou, no acórdão, o TCE-MG.  

Veja também:
+ Justiça Eleitoral confirma candidatura de Nardyello Rocha em Ipatinga
+ Candidato à Prefeitura de Timóteo tem candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral
+ Plox fará debates entre candidatos a prefeitos do Vale do Aço; direto do hotel San Diego

Defesa

A defesa do candidato Dr. Juliano, afirma que o fato ocorrera há muitos anos e que, portanto, já prescreveu. Nos autos do processo de registro de candidatura, em sua essência, os advogados defendem que o TCE-MG, “admitiu a ocorrência da prescrição por votação unânime”.  

A defesa destacou uma fala em que o relator do processo admitiria “o prazo prescricional de cinco anos de que trata o art. 110-E da Lei Complementar n. 102/08 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais)”.  

Foto: Reprodução/Facebook

 

Também no documento, a defesa do candidato afirmou que “o entendimento de que ‘é imprescritível a ação de ressarcimento de danos ao erário, nos termos do art. 37, §5º, da Constituição de 1988’, no âmbito do TCE-MG, é equivocado, e em razão de tal equívoco o TCE prosseguiu no julgamento e, ao final, condenou o Requerente e outros ao ressarcimento ao erário”.

Ministério Público emite parecer favorável à impugnação

Convocado pela coligação que impetrou o pedido de impugnação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acatou os pedidos e emitiu um parecer favorável à inelegibilidade do candidato Dr. Juliano.  

Nos autos, o MPE disse que “acerca da preliminar levantada pelo impugnado [candidato] a respeito da suposta PRESCRIÇÃO, é de se ressaltar que a decisão administrativa do TCE-MG conforme afirmado pelo próprio impugnado transitou em julgado administrativamente em 27/2/2020. A via correta para cassar eventual decisão seria ação própria na Justiça Comum, no entanto não há notícias do ajuizamento desta”.

No mesmo documento, o MPE destacou que a lei de inelegibilidade não exige analisar preliminar de prescrição na Justiça Eleitoral, “exigindo somente que a decisão não esteja suspensa ou anulada, o que no presente caso não há de falar”.  

Quanto ao mérito, o MPE disse que “conforme bem apontado pelo impugnante [coligação ‘Para Ipatinga Não Parar’], a conduta do impugnado se amolda como algumas modalidades de improbidade administrativa”, e que “é certo o dolo do impugnado, pela maneira como se deu o ato e por ter sido aplicado o ressarcimento ao erário, uma vez que é certo que quem ordena uma despesa age com firme intenção de seu ato”.  

No fim do parecer, o MPE pediu que fosse decidido pela procedência da impugnação e que a Justiça indefira o registro de candidatura do Dr. Juliano.  

Julgamento  

A reportagem do PLOX entrou em contato com a Justiça Eleitoral, que destacou que o resultado do julgamento deverá ser conhecido no máximo até a próxima quarta-feira (21). Sobre o rito, foi esclarecido que um candidato passa a ser considerado como impugnado a partir do momento em que é impetrada uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), cabendo assim, após o término do prazo de defesa, à Justiça julgar se o candidato estará ou não apto à disputar o pleito.  

Nota do candidato  

A reportagem do PLOX entrou em contato com o candidato Dr. Juliano, que emitiu a seguinte nota, na íntegra:

"Recebo com perplexidade a notícia de pedido infundado feita pelo meu principal adversário político, recebida pelo MP.

O que me surpreende é a capacidade desse adversário com o desespero que lhe é peculiar tentar requentar um caso antigo e já resolvido, na tentativa de vencer as eleições no tapetão. Ora, todos sabem da grandeza do nosso projeto e da capilaridade do nosso nome em toda cidade.  

Vamos vencer as eleições, e todos sabem que ele só teria competitividade nesse pleito me tirando da disputa. O que óbvio não irá ocorrer.

Por fim, nosso corpo jurídico acompanha o processo, e de forma respeitosa dará todas as informações de acordo com as solicitações".

 

Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
POLíTICA

Zema manifesta apoio a ato pró-democracia convocado por Bolsonaro em São Paulo

Governador de Minas Gerais avalia participação em evento marcado para 25 de fevereiro, com ênfase na defesa do Estado Democrático de Direito

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral
POLíTICA

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral

Deputado federal do PSol será oficializado no cargo antes da viagem de Lula à Ásia; mudança marca nova composição no governo.

blob.html
POLíTICA

Conheça as regras do debate do Plox para Fabriciano, Ipatinga, Paraíso e Timóteo

Os debates de cada cidade serão transmitidos ao vivo diretamente do hotel San Diego, na última semana do período eleitoral

CRM-DF vai investigar entrada de visitantes na UTI onde Bolsonaro está internado
POLíTICA

CRM-DF vai investigar entrada de visitantes na UTI onde Bolsonaro está internado

Hospital DF Star, em Brasília, é alvo de apuração após circulação de aliados do ex-presidente na Unidade de Terapia Intensiva

para você
Homem morre eletrocutado em telhado de residência em Santana do Paraíso
GERAL

Homem morre eletrocutado em telhado de residência em Santana do Paraíso

Vítima identificada foi encontrada sem vida sobre o telhado de uma casa; equipes suspeitam de descarga elétrica.

LAZER

Filme cearense destaca a dor e descoberta após desaparecimento de jovem

A dor da perda transforma as vidas de uma família enquanto lidam com o desaparecimento inesperado de uma jovem

Instituições bancárias promovem mutirão para renegociação de dívidas em março
ECONOMIA

Instituições bancárias promovem mutirão para renegociação de dívidas em março

Ação conjunta oferece condições especiais para consumidores regularizarem suas pendências financeiras

 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
EMPREGO

Brasil adiciona mais de 130 mil empregos com carteira assinada em novembro, revela Novo Caged

Ministério do Trabalho anuncia aumento de empregos com carteira assinada e destaca mudanças metodológicas