Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Troca de insultos entre Gilmar Mendes e Fux causa tensão no STF

Discussão durante intervalo da sessão expõe desconforto após pedido de vista no caso Sergio Moro e críticas à Lava Jato

17/10/2025 às 12:50 por Redação Plox

Um clima de tensão tomou conta do Supremo Tribunal Federal após uma discussão acalorada entre os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux durante o intervalo da sessão de quarta-feira (15).

Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux se envolveram em uma discussão acalorada durante o intervalo de uma sessão no STF.

Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux se envolveram em uma discussão acalorada durante o intervalo de uma sessão no STF.

Foto: STF


Troca de ironias e clima constrangedor

Testemunhas relataram que a conversa, repleta de ironias e palavras duras, como “figura lamentável” e “procure uma terapia”, chamou a atenção dos demais integrantes da Corte presentes no local. O embate ocorreu na área de convivência, causando constrangimento entre os colegas de tribunal.

Discussão teve início após pedido de vista

O desentendimento foi desencadeado por um comentário de Gilmar Mendes, que questionou, com ironia, o motivo de Fux ter interrompido o julgamento de um recurso relacionado à ação que tornou o ex-juiz Sergio Moro réu por calúnia. O caso tramita em plenário virtual e envolve declarações de Moro contra Gilmar Mendes.

Até o momento, quatro ministros já haviam votado pela rejeição do pedido de Moro para suspender a ação. Com o pedido de vista de Fux, o julgamento ficará suspenso por até três meses.

Acusações mútuas sobre posturas

De acordo com relatos, Gilmar Mendes teria sugerido que Fux buscasse tratamento terapêutico para se desvincular dos efeitos da Lava Jato. Na sequência, mencionou que Fux deveria “enterrar” o assunto relacionado a um ex-funcionário de seu gabinete, que foi citado em uma delação premiada. Fux, por sua vez, justificou o pedido de vista como necessário para examinar melhor o caso e reclamou das críticas públicas de Gilmar. O ministro respondeu dizendo que faz críticas diretamente, por considerá-lo “uma figura lamentável”.

Ministros se retiram e sessão é retomada

Diante da intensidade da discussão, alguns ministros que estavam presentes no local acabaram se retirando. Ao retornar ao plenário para a continuação da sessão em outro processo, Gilmar Mendes voltou a criticar a Operação Lava Jato. Neste momento, Luiz Fux deixou o plenário.

Na pauta do julgamento, estava a análise sobre a destinação de valores obtidos em condenações trabalhistas, que, segundo a lei, não deveriam ser encaminhados para um fundo específico. O ambiente permaneceu carregado após as trocas de farpas entre os dois ministros.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Nikolas e Janones brigam após Câmara arquivar denúncia de prática de ‘rachadinha’

Segundo o relator, o Conselho de Ética não pode julgar atos anteriores ao mandato atual Fonte: Agência Câmara de Notícias

c.jpg
POLíTICA

Anastasia é eleito vice-presidente do Senado; veja demais cargos

Presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi eleito no último sábado (2). Nesta quarta-feira, senadores definiram vice-presidentes, secretários e suplentes

Candidatura de Dandara segue indefinida às vésperas da eleição do PT em Minas
POLíTICA

Candidatura de Dandara segue indefinida às vésperas da eleição do PT em Minas

Diretório nacional deve decidir nesta terça-feira o futuro da deputada na disputa pela presidência estadual do partido

Foto: GIlmar Félix / Câmara dos Deputados
POLíTICA

Silvio Costa Filho é confirmado como novo ministro de Portos e Aeroportos

Deputado federal assume o cargo no governo Lula, substituindo Márcio França que agora lidera o Ministério da Micro e Pequena Empresa.

para você
Lil Bo Weep
GERAL

Sensação na internet, rapper Lil Bo Weep morre aos 22 anos

Cantora ficou famosa no YouTube e lutava contra dependência química e depressão

48993716271_5f3334bfd6_c.jpg
ESPORTES

Cruzeiro vence o Botafogo e deixa a zona de rebaixamento

A Raposa venceu o Botafogo fora de casa e jogou o Fluminense para a zona da degola

Vale do Lítio atrai R$ 6,3 bilhões e pode gerar 7.500 empregos diretos até 2026
EMPREGO

Vale do Lítio atrai R$ 6,3 bilhões e pode gerar 7.500 empregos diretos até 2026

Maior reserva de lítio do Brasil está em Minas e já impulsiona exportações, economia local e infraestrutura; moradores cobram atenção a impactos sociais e ambientais

FREEPIK
ECONOMIA

Escassez e alta no preço da laranja afetam indústria de suco no Brasil

Fatores climáticos e doença na safra causam impacto significativo no mercado de suco de laranja