Educação

Enem 2026 avaliará ensino médio e pode chegar a outros países do Mercosul

Ministro Camilo Santana anuncia reforma no Enem, que avaliará conclusão do ensino médio e terá aplicação em países vizinhos. Expansão internacional será implementada até março de 2026.

17/11/2025 às 07:45 por Redação Plox

O ministro Camilo Santana anunciou mudanças previstas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2026, durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (16), após o encerramento da edição de 2025 da prova.

Camilo Santana e Manuel Palácios discutem o Enem 2025 e as atualizações para 2026

Camilo Santana e Manuel Palácios discutem o Enem 2025 e as atualizações para 2026

Foto: Reprodução

Enem deve substituir o Saeb na avaliação do ensino médio

Segundo o Ministério da Educação, o Enem passará a substituir o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como principal ferramenta para avaliar a conclusão do ensino médio. A participação de alunos do 3º ano nessa etapa será utilizada para essa mensuração.

O Inep já desenvolveu a padronização e a metodologia necessárias para que o Enem se torne essa avaliação, prevista para começar em 2026. O Saeb seguirá normalmente para as demais etapas da educação básica.

O objetivo é realizar essa avaliação anualmente, aproveitando a motivação dos estudantes para prestar o exame no último ano do ensino médio, tornando possível uma análise mais aprofundada da qualidade de aprendizagem nessa etapa.

Prova poderá ser aplicada em países do Mercosul

Uma das novidades é a possível expansão do Enem para outros países do Mercosul. O plano prevê a aplicação da prova, em português, nas capitais de Argentina, Uruguai e Paraguai: Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. Um estudo sobre a viabilidade dessa medida ainda será apresentado.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, informou que estão sendo avaliados formatos para a realização do exame, incluindo a possibilidade de aplicação digital. A expectativa é que o estudo seja concluído até o fim de março, o que permitirá detalhar informações sobre inscrições no edital a ser divulgado no primeiro semestre.

De acordo com o ministro Camilo Santana, o objetivo da iniciativa é abrir as portas das universidades brasileiras para estudantes do Mercosul. As obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) também foram retomadas e a previsão é que estejam concluídas em 2026, acompanhando a expansão do exame.

Para nós, é importante sabermos a expectativa de quantos alunos teríamos inscritos para a gente saber também a expectativa do que seria necessário ampliar de vagas nas nossas universidades. Para isso, precisamos desse estudo que o Inep está preparando. Camilo Santana

Balanço provisório do Enem 2025

Durante a coletiva, o Ministério da Educação apresentou um balanço preliminar sobre a aplicação do Enem nos dias 9 e 16 de novembro.

  • Mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos
  • Aproximadamente 70% de presença nos dois dias
  • Cerca de 1.700 candidatos eliminados
  • Exame ocorreu sem intercorrências graves
  • Mais de 585 mil pessoas envolvidas na logística de aplicação
  • Prova realizada em 1.805 municípios, mais de 12 mil locais e mais de 165 mil salas
  • Novidades: uso de detector de metal, reforço na equipe de fiscais e adoção da metodologia de testlets
  • Quase 100 mil pessoas inscritas para fins de certificação do ensino médio

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a