Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Estadão critica Lula por fala sobre juros e questiona independência do Banco Central

Editorial do jornal aponta tentativa de interferência na gestão de Gabriel Galípolo, próximo presidente do BC, após declaração de Lula sobre taxa de juros.

17/12/2024 às 21:27 por Redação Plox

As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a alta da taxa de juros no Brasil foram fortemente criticadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em editorial publicado nesta terça-feira (17), o periódico argumentou que Lula, além de demonstrar disposição para retomar o protagonismo após suas recentes cirurgias, deixou claro que pode interferir na autonomia de Gabriel Galípolo, indicado pelo próprio presidente para chefiar o Banco Central (BC) a partir de 2025.

Declarações e contexto da crítica

Durante entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, exibida no último domingo (15), Lula classificou a taxa de juros como a “única coisa errada” no Brasil e criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a Selic para 12,25%. O presidente afirmou ainda que seu governo vai “cuidar disso”.

O Estadão contestou essa perspectiva, destacando que há justificativas concretas para a elevação da taxa básica de juros. Segundo o Copom, a decisão de aumentar a Selic em 1 ponto percentual foi influenciada pela fragilidade do pacote de ajuste fiscal apresentado pelo governo.

“A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio. Avaliou-se que tais impactos contribuem para uma dinâmica inflacionária mais adversa”, explicou o Comitê, em comunicado citado pelo jornal.

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

Gabriel Galípolo e a independência do BC

O editorial do Estadão destacou a posição de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central. Segundo o jornal, o próprio Galípolo votou a favor da alta dos juros e tem adotado um tom conservador em suas declarações sobre inflação e o papel do BC no controle dos preços.

Ainda assim, o veículo questionou se Galípolo manterá essa postura após assumir o cargo, sugerindo que o economista poderia ceder à pressão política do governo.

“Pode ser que tudo mude a partir de sua posse e que Galípolo, para agradar ao padrinho, se disponha a ‘cuidar disso’, isto é, baixar os juros na marra. Só daqui a algum tempo saberemos qual versão de Galípolo presidirá o BC, se o zelador prudente do poder de compra da moeda que ele parece ser até aqui ou o irresponsável sabujo do presidente perdulário, como desejam os petistas”, apontou o Estadão.

Inflação fora da meta

Outro ponto abordado pelo jornal foi a fala de Lula sobre a inflação no país. Durante a entrevista, o presidente afirmou que a inflação está “totalmente controlada”, em torno de “quatro e pouco”.

O Estadão rebateu essa declaração, apontando que o índice acumulado nos últimos 12 meses, até novembro, foi de 4,87%, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse valor representa 1,87 ponto percentual acima do centro da meta de inflação estabelecida pelo governo para 2024.

Além disso, o editorial alertou que a inflação, que nos últimos meses tem se espalhado por diversos setores da economia, já ultrapassou o teto máximo permitido para este ano e corre o risco de ultrapassar os limites do primeiro semestre de 2025.

“A inflação está longe de estar ‘totalmente controlada’, como afirma Lula. Mas o demiurgo é incansável”, concluiu o periódico.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: redes sociais
POLíTICA

Lula busca apoio da Celac para solucionar conflito entre Venezuela e Guiana no Mercosul

Presidente do Brasil destaca a importância da paz na região e oferece o país como sede para negociações

Ex-comandante do Exército diz não saber por que foi demitido por Lula após atos de 8 de janeiro
POLíTICA

Ex-comandante do Exército diz não saber por que foi demitido por Lula após atos de 8 de janeiro

General Júlio Cesar de Arruda alegou desconhecer razões da exoneração e negou ter impedido ação da PM no QG; STF apura tentativa de golpe

POLíTICA

Pablo Marçal confirma candidatura à presidência em 2026 e cogita aliança com Gusttavo Lima

Cantor teria dito que o desejo de concorrer à presidência veio de sua internação ao final do ano passado

Deputados querem proibir armas para segurança de Lula e ministros
POLíTICA

Deputados querem proibir armas para segurança de Lula e ministros

Projeto propõe que seguranças de autoridades do Executivo não utilizem armamento, em coerência com a postura desarmamentista do governo

para você
vacinação covid 19
SAúDE

Prefeitura de Belo Horizonte convoca pessoas de 49 anos para vacinação contra a Covid-19

Imunização será feita na próxima sexta-feira (2) para residentes da capital. Locais de vacinação ainda não foram definidos

Mototaxista é esfaqueado por passageiro em Ipatinga
POLíCIA

Mototaxista é esfaqueado por passageiro em Ipatinga

Crime aconteceu entre os bairros Chácaras Madalena e Limoeiro;, segundo algumas testemunhas vítima teria levado sete facadas

EMPREGO

Fundação São Francisco Xavier abre vagas para diversos cargos com benefícios; saiba mais

Oportunidades incluem áreas técnicas, administrativas e operacionais, com vagas também para PcD, aposentados e primeiro emprego

Cidade de Deus' é único filme brasileiro entre os 100 melhores do século
LAZER

Cidade de Deus' é único filme brasileiro entre os 100 melhores do século

Obra brasileira dirigida por Fernando Meirelles e Kátia Lund aparece na 15ª posição de lista elaborada pelo The New York Times