Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

ProUni 2024 amplia oferta de bolsas para cursos de direito e medicina

Novo edital do programa federal destina mais vagas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior

18/01/2024 às 18:42 por Redação Plox

O Programa Universidade para Todos (ProUni) anunciou um aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina no primeiro edital de 2024. Publicado em 17 de janeiro, o edital visa expandir as oportunidades de bolsas a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. A decisão de ampliar as vagas nesses cursos específicos foi tomada em dezembro do ano passado.

Foto: Raffa Neddermeyer / Agência Brasil

Período de Inscrição e Resultados Os interessados poderão se inscrever para o programa entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O ProUni realizará duas chamadas para divulgar os resultados, sendo a primeira no dia 6 de fevereiro e a segunda no dia 27 do mesmo mês.

Detalhes da Oferta de Bolsas O Ministério da Educação (MEC) informou que as informações detalhadas sobre a oferta de bolsas, incluindo curso, turno, instituição e local de oferta, serão disponibilizadas na página do ProUni a partir de 19 de janeiro.

Critérios de Elegibilidade Para ser elegível a uma bolsa integral, o candidato deve ser brasileiro sem diploma de curso superior e cumprir os seguintes critérios: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou 2023; obter média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem; e tirar nota acima de zero na prova de redação. Candidatos treineiros do Enem estão excluídos. O programa também atende pessoas com deficiência, professores da rede pública para cursos de licenciatura e pedagogia, e aqueles que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública ou como bolsistas em instituições privadas.

Renda Familiar Como Critério A renda familiar bruta mensal é um critério crucial para a seleção de bolsistas. Bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto as bolsas parciais, de 50%, são para aqueles com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. A comprovação da renda deve ser feita durante a inscrição e na matrícula, com a apresentação de contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários. Professores da rede pública estão isentos do critério de renda familiar.

Compartilhar a notícia

Veja também
enem_abr_151019779.jpg
EDUCAçãO

Notas do Enem serão divulgadas na manhã desta sexta (17)

MGS oferece curso gratuito para empregados concluírem ensino fundamental e médio
EDUCAçãO

MGS oferece curso gratuito para empregados concluírem ensino fundamental e médio

Programa 'Educação para o Futuro' é realizado em parceria com o Sesi e garante diploma reconhecido pelo MEC

Unileste
EDUCAçãO

Atividades do Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB) são retomadas

O UNILAB volta a receber inscrições de demandas de pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas, que buscam soluções nos campos da gestão, produção e prestação de serviços

Unileste
EDUCAçãO

Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste inicia nesta quarta-feira (24)

Gratuita e aberta para toda comunidade, a programação será realizada em ambiente virtual; saiba como participar

para você
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
GERAL

Nutricionista e modelo Katiuska Glesse esclarece incidente viralizado em UPA

Em vídeo no Instagram, a profissional comenta sobre a briga em Foz do Iguaçu e revela detalhes pessoais e profissionais de sua trajetória.

eliseu
POLíTICA

Ex-ministro Eliseu Padilha morre em Porto Alegre aos 77 anos

Padilha lutava contra um câncer de estômago descoberto há um mês

Comércio amarga queda de 12% nas vendas de Páscoa em 2025
ECONOMIA

Comércio amarga queda de 12% nas vendas de Páscoa em 2025

Alta do cacau e encarecimento do chocolate impactam produção e impulsionam migração para produtos mais baratos ou premium

dog
GERAL

Projeto de lei permite ausência no trabalho em caso de morte de animal de estimação

Licença servirá inclusive para o dono resolver procedimentos burocráticos necessários com a morte do pet