Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Pesquisa revela que 48% dos alunos não completam o ensino fundamental na idade esperada

Estudo da Fundação Itaú aponta reprovação, evasão e abandono escolar como principais causas

18/03/2024 às 14:25 por Redação Plox

Uma nova pesquisa da Fundação Itaú, baseada em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), constatou que quase metade dos estudantes brasileiros (48%) não conclui o ensino fundamental até os 15 anos, idade considerada apropriada para o término dessa fase educacional. O estudo, que analisou o percurso escolar de indivíduos nascidos entre 2000 e 2005 até o período de 2007 a 2019, foi divulgado nesta segunda-feira (18/03), evidenciando um cenário de irregularidade no progresso educacional no país.

Foto: Pixabay/Reprodução

O "indicador de regularidade de trajetórias educacionais" criado pela pesquisa mostra um panorama preocupante, especialmente entre alunos de baixa renda, com deficiência, indígenas, negros e do sexo masculino, que enfrentam ainda mais dificuldades para manter uma trajetória educacional regular. Além do ensino fundamental, o estudo aponta que 59% dos alunos também não conseguem concluir o ensino médio na idade esperada, ressaltando a extensão do problema educacional brasileiro.

Segundo Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, "Para além de desempenho [escolar] e de acesso, estamos falando de permanência e regularidade na vida escolar, apresentando dados que possibilitam um entendimento mais detalhado sobre a situação. Lembrando que o problema começa antes do ensino médio, e se agrava entre o 6º e o 9º anos do fundamental, uma etapa esquecida pelas políticas públicas."

A pesquisa também destaca a desigualdade educacional no Brasil, mostrando uma diferença significativa no sucesso escolar baseado em nível socioeconômico, raça e gênero. Enquanto 69% dos estudantes de maior nível socioeconômico concluem o fundamental na idade certa, apenas 38% dos mais pobres conseguem o mesmo feito. Em termos de desigualdade racial e de gênero, 62% dos estudantes brancos finalizam essa etapa educacional no tempo esperado, contrastando com índices menores entre estudantes pardos (46%), pretos (41%) e indígenas (23%). A trajetória escolar é mais positiva para as meninas, com 58% concluindo o fundamental na idade certa, em comparação a 46% entre os meninos.

Compartilhar a notícia

Veja também
capes
EDUCAçãO

MEC libera R$ 50 milhões para pagamento de bolsas da Capes

Contingenciamento orçamentário afetou mais de 200 mil bolsistas

Instituto do Inox abre vagas em cursos para mulheres
EDUCAçãO

Instituto do Inox abre vagas em cursos para mulheres

Inscrições estão abertas para formações gratuitas em Manutenção Mecânica e Operadora Siderúrgica Soldadora

EDUCAçãO

Ipatinga recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro no próximo sábado

Evento promovido pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Ipatinga será realizado no dia 26 de outubro, no estacionamento do estádio Ipatingão

Prefeitura de Fabriciano inicia entrega de 10 mil kits escolares
EDUCAçãO

Prefeitura de Fabriciano inicia entrega de 10 mil kits escolares

Alunos da rede municipal recebem materiais escolares com investimento de R$ 3,6 milhões

para você