Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

OMS alerta: 8 países podem ficar sem tratamento para HIV após corte dos EUA

Decisão do governo Trump pode comprometer avanços de 20 anos no combate ao HIV, alerta diretor-geral da OMS.

18/03/2025 às 13:39 por Redação Plox

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta na segunda-feira (17/3) sobre o risco de oito países ficarem sem tratamento para o HIV nos próximos meses. A situação decorre da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender o financiamento para programas internacionais de saúde.


Imagem Foto: Reprodução

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a interrupção dos programas pode comprometer duas décadas de progresso na luta contra o HIV. “As interrupções nos programas de HIV podem desfazer 20 anos de progresso”, declarou Ghebreyesus em entrevista coletiva.


A saída dos EUA da OMS foi oficializada em janeiro deste ano, no dia da posse de Trump para seu segundo mandato. Até então, o país era o maior doador da agência de saúde da ONU, contribuindo com 75% dos investimentos destinados ao combate ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis entre 2024 e 2025.


Com a retirada do apoio financeiro, países como Haiti, Quênia, Lesoto, Sudão do Sul, Burkina Faso, Mali, Nigéria e Ucrânia estão entre os mais impactados. Essas nações correm o risco de ver seus estoques de medicamentos essenciais se esgotarem em breve.


O impacto da medida se estende a outros programas de saúde, incluindo os esforços contra poliomielite, malária e tuberculose, que já sentem os efeitos da suspensão do financiamento americano.


A OMS estima que a falta de recursos para os programas contra o HIV pode resultar em mais de 10 milhões de novos casos da doença e cerca de três milhões de mortes relacionadas.


Além dos impactos diretos sobre o HIV, o corte nos investimentos dos EUA pode levar ao fechamento de até 80% dos serviços essenciais de saúde financiados pela OMS no Afeganistão. A escassez de recursos já levou ao encerramento de 167 unidades de saúde ao redor do mundo até 4 de março.


Ghebreyesus ressaltou a responsabilidade dos Estados Unidos em garantir que sua retirada de financiamento ocorra de forma planejada, permitindo que os países afetados encontrem fontes alternativas de recursos. “Os Estados Unidos têm a responsabilidade de garantir que, se retirarem o financiamento direto para os países, isso seja feito de forma ordenada e humana”, enfatizou o diretor-geral da OMS.


O HIV continua sendo uma das principais preocupações da saúde global. O tratamento da doença depende do uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (ARV), que impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a preservar o sistema imunológico. A interrupção desses tratamentos pode levar ao agravamento da condição de milhões de pessoas ao redor do mundo.


Compartilhar a notícia

Veja também
SOS Família reforça missão de acolher e transformar vidas em SOS Família amplia serviços de acolhimento e apoio social em Ipatinga
GERAL

SOS Família reforça missão de acolher e transformar vidas em SOS Família amplia serviços de acolhimento e apoio social em Ipatinga

ONG reconhecida como utilidade pública mantém quatro unidades de atendimento e amplia ações com novo serviço no bairro Bethânia

Jj
GERAL

Veja o resultado da Mega-Sena da Virada 2023

Números foram sorteados neste domingo

estrada
GERAL

DER-MG já atendeu mais de 700 ocorrências causadas pelas chuvas nas rodovias estaduais em 2022

Em parceria com a Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e prefeituras, trabalho das equipes de manutenção segue ininterrupto

Médico leva crianças vestidos de super-heróis para cirurgia
GERAL

Médico viraliza ao levar crianças vestidas de super-heróis para sala de cirurgia; veja vídeo

A iniciativa tem como objetivo diminuir a ansiedade e angústia dos pequenos pacientes antes do procedimento

para você
USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos
SAúDE

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos

Equipamento portátil identifica níveis da proteína BDNF, relacionados à depressão, esquizofrenia e bipolaridade, com custo acessível e alta precisão

Juliana Bonde
FAMOSOS

Vídeo: bandidos armados invadem casa de cantora e roubam todo o dinheiro dela

Juliana ficou cerca de 2 meses longe de suas redes sociais e retornou com a publicação do vídeo

Frango vencido há 8 anos é encontrado em mercado no RS
POLíCIA

Frango vencido há 8 anos é encontrado em mercado no RS

Fiscalização do Ministério Público apreende centenas de quilos de produtos irregulares em Alecrim, incluindo carnes e bebidas vencidas

San Siro
ESPORTES

O mito do "estádio duplo" em Milão: Afinal, é San Siro ou Giuseppe Meazza?

O nome oficial do estádio é, na verdade, Estádio Giuseppe Meazza, mas a alcunha San Siro prevalece por ser o bairro em que está localizado