Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Luiz Fernando Corrêa é confirmado como novo diretor-Geral da Abin

Luiz Fernando Corrêa é ex-delegado da Polícia Federal

18/05/2023 às 11:58 por Redação Plox

Nesta quarta-feira (17), o Senado Brasileiro confirmou Luiz Fernando Corrêa como o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Com 43 votos favoráveis, cinco contrários e duas abstenções, Corrêa, ex-delegado da Polícia Federal, assume a posição no comando da Abin, marcando um novo capítulo em sua distinta carreira de serviços públicos.

Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1958, Corrêa formou-se em Direito pela Universidade do Rio Grande em 1986 e iniciou sua carreira policial em 1980. Com uma carreira notável, serviu como diretor-geral da Polícia Federal de 2007 a 2011, tendo anteriormente desempenhado o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça de 2003 a 2007.

Luiz Fernando Corrêa, ex-delegado da Polícia Federal. Foto: Roque de Sá/ Agência Senado

 

A aprovação de Corrêa para a liderança da Abin vem após sua indicação já ter sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 4 de maio. Seu comando na agência é uma extensão do trabalho iniciado durante o segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Agência Brasileira de Inteligência, criada em 1999, é uma entidade ligada diretamente à Presidência da República e vinculada à Casa Civil. A principal função da Abin é fornecer ao presidente da República e aos ministros informações e análises críticas para a segurança do Estado e da sociedade. A agência é encarregada de avaliar cenários e potenciais ameaças que possam impactar a segurança nacional, incluindo questões relacionadas à proteção das fronteiras, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição em massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

A liderança experiente de Corrêa na Polícia Federal e seu conhecimento jurídico serão valiosos para a Abin enquanto ela continua a cumprir seu papel crucial na segurança nacional.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Gleisi questiona se Michelle Bolsonaro tem inveja de Lula e Janja após críticas por viagens

A provocação surgiu após Michelle criticar os gastos públicos do governo federal, alegando que o casal presidencial vive em uma "eterna lua de mel"

Destaques do dias
POLíTICA

Mudanças na Petrobras, vice de Bolsonaro e novas doses da vacina; destaque direto de Brasília

Outro destaque foi o anúncio de parceria entre Governo Federal e Google, em projeto de políticas para recuperação da aprendizagem

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG
POLíTICA

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG

Expectativa em torno de possível candidatura ao governo mineiro afeta alianças e movimentações do PT e aliados para 2026

Foto: Agencia Brasil/Reprodução
POLíTICA

PF Afirma que Bolsonaro leu versão final de 'Minuta do Golpe' em casa de ex-Ministro

Documento encontrado indicaria tentativa de interferir no resultado eleitoral; ex-presidente pode enfrentar até 23 anos de prisão

para você
prf
GERAL

Governo autoriza a nomeação de mais 52 policiais rodoviários federais

Em maio, a autorização foi concedida a outros 625 concursados

 Reprodução / Internet
FAMOSOS

Andressa Urach relata processo judicial do filho contra o pai por pensão alimentícia

Modelo e influenciadora Andressa Urach compartilha em redes sociais detalhes sobre a ação movida por seu filho Arthur

dinheiro
ECONOMIA

Prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º termina nesta segunda (20)

Confira como fazer o cálculo para saber o valor a ser recebido

OMS emite alerta global sobre avanço de superbactérias resistentes
SAúDE

OMS emite alerta global sobre avanço de superbactérias resistentes

Relatório mostra crescimento preocupante na resistência a antibióticos, especialmente em países com sistemas de saúde frágeis