Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro resiste a Tarcísio e cogita sucessor da própria família para 2026

Ex-presidente demonstra insatisfação com articulações em torno do nome do governador de SP e preocupa aliados do centro e da direita

18/05/2025 às 14:33 por Redação Plox

A possível sucessão de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência em 2026 tem gerado tensão entre seus aliados. O ex-presidente tem mostrado resistência em apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como nome da direita na próxima corrida eleitoral.


Imagem Foto: Presidência

Dentro do grupo bolsonarista, há crescente insatisfação com os movimentos que buscam emplacar o nome de Tarcísio. Segundo relatos de interlocutores, essa movimentação tem incomodado Bolsonaro, que enxerga falta de solidariedade do governador e vê pouca efetividade nas pontes construídas por ele com o STF (Supremo Tribunal Federal), sem benefícios práticos para seu grupo político.


Enquanto isso, aliados próximos ao ex-presidente têm reforçado críticas a Tarcísio, o que aumenta a tensão. Para muitos, a presença do governador em articulações nacionais é interpretada como tentativa velada de se consolidar como opção viável ao Planalto, mesmo com suas negativas públicas.


O próprio Tarcísio tem dito que não pretende disputar a Presidência e quer a reeleição ao governo paulista. Ele chegou a recusar convites para eventos em outros estados como Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Seus aliados negam qualquer rompimento com Bolsonaro e destacam gestos de lealdade, como o fato de Tarcísio ter aceitado ser testemunha de defesa no processo do 8 de Janeiro e apoiado o projeto de anistia ao ato.


Ainda assim, Bolsonaro sinaliza preferência por manter a sucessão dentro de seu clã. Os nomes de Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos EUA, são citados com frequência. A possibilidade de o ex-presidente insistir em sua candidatura até o último momento, apesar da inelegibilidade, também preocupa partidos de centro.


Lideranças políticas desse espectro afirmam que preferem apoiar Tarcísio, mas temem que Bolsonaro insista em colocar alguém da família, o que poderia levar parte deles a até mesmo apoiar a reeleição de Lula (PT). Essa possibilidade é alimentada pela postura de Bolsonaro, que tem usado sua influência política como trunfo para se proteger das investigações no STF e manter sua base unida.


Desde fevereiro, essa indefinição tem causado incômodo nos bastidores, pois atrasa a organização das campanhas estaduais e pode prejudicar o desempenho da direita em 2026. Segundo aliados, a expectativa era que o avanço do julgamento sobre a tentativa de golpe de 2022 pudesse forçar um gesto de Bolsonaro em favor de outro nome — o que ainda não aconteceu.


Durante entrevista ao UOL, Bolsonaro criticou governadores de direita por não se manifestarem contra sua inelegibilidade. Ele defendeu que esses líderes questionem publicamente o motivo das acusações e a justiça da decisão. A declaração veio em meio às articulações do ex-presidente Michel Temer (MDB) para uma candidatura unificada do centro e da direita, o que também provocou reações no grupo bolsonarista.


Em 2022, mesmo antes da inelegibilidade, parte da base de Bolsonaro já desconfiava das intenções de Tarcísio em relação ao Planalto. Com a proximidade do calendário eleitoral, o impasse permanece, e o futuro da direita continua atrelado à definição do ex-presidente sobre seu sucessor.


Compartilhar a notícia

Veja também
Arthur do Val
POLíTICA

Mamãe Falei: Arthur do Val deixa o Podemos e o MBL; “serei cassado em três dias”

Deputado diz que vai lutar por seu mandato, mas que será cassado em três dias

Telegram
POLíTICA

Telegram apaga mensagem contra PL das fake news após ordem do STF

Decisão foi divulgada no começo da tarde de hoje (10), após mensagem encaminhada pelo aplicativo na terça-feira (9)

Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets e nega lucro com perdas de seguidores
POLíTICA

Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets e nega lucro com perdas de seguidores

Influenciadora se compromete a entregar contratos com casas de apostas e afirma que sempre seguiu as regras de publicidade

Carla Zambelli se licencia da Câmara após ordem de prisão
POLíTICA

Carla Zambelli se licencia da Câmara após ordem de prisão

Deputada deixou o país antes de decisão do STF; vaga será ocupada por Coronel Tadeu durante os 127 dias de afastamento

para você
blob.html
EMPREGO

Unileste abre vagas para contratação de profissionais em diversas áreas

Segundo a Instituição, os interessados deverão efetuar cadastro no Banco de Talentos e inscrição na vaga de interesse até a próxima quinta-feira (12)

Neymar Jr. e Bruna Biancardi — Foto: Foto: Reprodução / Instagram
FAMOSOS

Bruna Biancardi fala sobre recentes polêmicas envolvendo Neymar Jr.

Em meio à sua gravidez, modelo expressa decepção após o jogador ser visto com outras mulheres na Espanha.

Instituições bancárias promovem mutirão para renegociação de dívidas em março
ECONOMIA

Instituições bancárias promovem mutirão para renegociação de dívidas em março

Ação conjunta oferece condições especiais para consumidores regularizarem suas pendências financeiras

Turista encontra homem escondido debaixo da cama em hotel no Japão
GERAL

Turista encontra homem escondido debaixo da cama em hotel no Japão

Mulher tailandesa vive momentos de terror após retornar ao quarto e perceber presença estranha no local