Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Tennessee nos EUA aprova pena de morte para condenados por estupro infantil

A nova lei entra em vigor em 1º de julho e contraria a orientação da Suprema Corte dos EUA

18/06/2024 às 17:16 por Redação Plox

O governador do Tennessee, Bill Lee, assinou em maio uma legislação que autoriza a pena de morte para condenações por estupro infantil, medida que entrará em vigor a partir de 1º de julho. A legislação foi aprovada apesar de um precedente da Suprema Corte dos Estados Unidos que considera a pena capital inconstitucional para crimes não relacionados a homicídios.

Foto: reprodução/ Pixabay

Detalhes da nova legislação
A nova lei permitirá que o estado aplique a pena de morte quando um adulto for condenado por estupro de uma criança. Como alternativa, também está prevista a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. A assinatura da lei foi feita discretamente pelo governador republicano, seguindo o exemplo de uma medida similar aprovada pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, cerca de um ano atrás. Em Idaho, uma tentativa similar foi bloqueada pelos senadores locais.

Controvérsias jurídicas
Especialistas apontam que a nova legislação do Tennessee desafia um antigo precedente do Supremo Tribunal, que considera a pena de morte desproporcional para crimes que não envolvem homicídio. Com a recente revisão da legalização do aborto pela Suprema Corte, há expectativas de que essas leis possam ser reavaliadas. “Talvez a atmosfera seja diferente na Suprema Corte. Estamos simplesmente desafiando uma decisão”, declarou a senadora republicana Janice Bowling ao discutir a nova lei.

Argumentos a favor e contra a lei
Os defensores da legislação acreditam que a medida enviará uma mensagem forte aos potenciais infratores, especialmente em casos com circunstâncias agravantes e múltiplas vítimas vulneráveis. “Deveria ser pelo menos uma opção para um júri para o pior dos piores infratores que existem”, afirmou o republicano William Lamberth, membro da Câmara de Tennessee.

Por outro lado, os críticos da nova lei destacam que a pena de morte é aplicada desproporcionalmente a não-brancos, deficientes intelectuais e pessoas de baixa renda. Além disso, argumentam que a medida pode causar mais trauma às vítimas, considerando que muitas são abusadas por familiares ou conhecidos. “Há toda essa dinâmica em que uma criança vai suportar o peso de uma possível sentença de morte para um vizinho, um tio, um avô”, afirmou Maria DeLiberato, da Associação da Flórida para Alternativas à Pena de Morte.

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
explosao.jpg
GERAL

Vídeo evidencia que avião com 176 pessoas foi derrubado pelo Irã; país nega

O “NY Times” divulgou um vídeo em que mostra supostamente o voo da Ukrainian Airlines sendo atingido por um artefato luminoso e uma explosão, antes de se incendiar no ar

Guarda Municipal Divulgação
GERAL

Motociclista morre após ser parcialmente degolado por linha chilena na MG-010

Linha chilena causa mais uma tragédia em Vespasiano

Twitter
GERAL

Twitter impõe limites de leitura de tweets diárias para usuários não verificados

Vale lembrar que o Twitter já possui uma série de limitações em vigor para gerenciar a demanda em seus servidores e evitar usos excessivos de sua infraestrutura

GERAL

Depois de Ipatinga, detentos trabalham em ações de limpeza em Santana do Paraíso

Parceria entre Prefeitura e Polícia Penal mobiliza 40 detentos para ações de limpeza e reconstrução em áreas urbanas e rurais.

para você
pessoas em aeroporto
LAZER

Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país

Regra vale para brasileiros e estrangeiros que vierem do exterior

estupro.jpg
POLíCIA

Menina denuncia o próprio pai por estupro no Mato Grosso

A garota tem 12 anos, mas relatou que os abusos ocorrem desde os oito

LAZER

Governo lançará plataforma gratuita de streaming com produções nacionais

Projeto terá investimento de R$ 4,2 milhões e busca democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro, enquanto governo tenta regulamentar serviços como Netflix e Prime Video

EMPREGO

Programa de Estágio da Usiminas está com inscrições abertas em Ipatinga

As vagas abrangem cursos como administração, engenharias, direito, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação, e tecnologias, além de áreas técnicas, como metalurgia, mecânica, elétrica, química e administração.